header top bar

section content

VÍDEO: Pandemia ajudou reeleição, mas prejudicou novos candidatos, diz ex-prefeito de Cajazeiras

De acordo com o político, a pandemia do coronavírus influenciou na obtenção de recursos e também na insegurança dos eleitores em apostar em novos nomes.

Por Juliana Santos

18/01/2021 às 16h24

O médico psiquiatra e ex-prefeito da cidade de Cajazeiras, Léo Abreu, participou do programa Balanço Dário da TV Diário do Sertão dessa segunda-feira (18), e fez uma análise das eleições municipais do ano passado e o reflexo da pandemia da Covid-19, no voto do eleitores.

A pandemia influenciou em duas vertentes, de acordo com o ex-prefeito. Uma delas é a facilidade para liberação de verbas, já que quando um município decreta calamidade pública e também por conta da própria pandemia do coronavírus é acobertado por lei a compra de matérias e insumos sem licitação. “Tinha municípios, que não tinha lisura e responsabilidade com o dinheiro público, aproveitaram da pandemia para fazer compra sem licitação, direcionamento de recursos e isso influenciou no resultado das eleições contra os adversário que não tinha o mesmo acesso aos recurso financeiros” detalhou.

VEJA TAMBÉM

Arcebispo de Manaus faz apelo: “Deixem de lado os lucros em cima da pandemia, providenciem oxigênio”

O segundo pondo levantado por ele seria a insegurança da população em eleger um novo gestor. “Isso aconteceu no Brasil inteiro, as pessoas acabaram votando mais em candidatos que passassem mais experiência política, que os novos.”, afirmou Leo.

Léo Abreu foi eleito prefeito de Cajazeiras em 2008, mas em 2011 ele renunciou ao cargo, alegando decisões pessoais e nunca mais disputou nenhum cargo político. Quem assumiu a cadeira do executivo municipal foi o vice-prefeito Carlos Rafael, que ao tentar reeleição em 2012 foi derroto por Denise Albuquerque.

Os eleitores preferiram gestores experientes. (Foto: Ilustrativa)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: