Avaliação Nissan Versa, sedã referência na categoria
Conheça as principais características do novo Versa.
Com o Versa, a Nissan inverteu a estratégia comumente utilizada no mercado, que costuma lançar SUVs compactos, como derivados de hatches e sedãs. O Versa tem como base o Kicks, principal carro da montadora japonesa no país.
Se você está interessado em comprar carros usados, confira a avaliação sobre o Versa e conheça as principais características do veículo.
Estrutura
Em relação à estrutura, o Versa continua utilizando a plataforma “V” de sua primeira versão — algo que também é utilizado pelo Kicks. A coluna central e a região abaixo das colunas dianteiras foram reforçadas, tornando o carro mais resistente.
As mudanças quanto ao tamanho foram pequenas, mas passam a impressão que o Versa está mais imponente. De altura, ele teve uma diminuição de 31 mm. A largura cresceu 45 mm (totalizando 1.740 mm) e a distância entre eixos teve um acréscimo mínimo, de 20 mm — agora 2.620 mm no total.
Visual
Os traços da nova versão do Versa são inspirados em outros modelos da Nissan, como o Leaf e o Kicks. Agora, o sedã tem traços mais retilíneos e deixa de lado o conjunto arredondado e pouco harmônico de sua primeira versão.
O visual é completado com outras ousadias que saltam aos olhos, como para-choque traseiro que simula fibra de carbono e retrovisores com base apoiada na superfície das portas. Também se destacam o aplique preto na coluna traseira e a antena no formato barbatana de tubarão.
Interior
Um dos pontos fortes do Versa já na primeira versão e que se manteve nessa atualização é seu espaço interno. A versão top de linha conta com um porta-mala maior, que cresceu de 460 litros para 482 litros (nas demais versões, são 466 litros).
Em relação ao banco traseiro, o bom espaço garante uma melhor acomodação para os ombros. Entretanto, o teto apresenta uma queda acentuada que custa alguns centímetros de altura, o que pode ser um incômodo para passageiros mais altos. Além disso, o quinto ocupante também é prejudicado pelo túnel central e o apoio de braço no encosto.
Ainda no espaço interno, o Versa conta com outras influências do Kicks, como volante, alavanca de câmbio, aplique de couro no painel e central multimídia de 7”. O veículo ainda conta com encosto de cabeça traseiro fixo, grafismos no velocímetro analógico, cofre do motor com pintura e retrovisores com aquecimento.
Funcionalidades
Em relação às funcionalidades, o Versa apresenta controles de estabilidade e tração, partida do motor por botão, 6 airbags, assistente de saída em rampa e sensor de estacionamento traseiro.
A linha Exclusive, topo de linha, ainda conta com faróis em LED, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, sistema de câmeras 360º e rodas de 17”. Ela também é equipada com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro cruzado e ar-condicionado digital.
Motor e consumo
A influência do Kicks também está presente no motor 1.6 com 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio, com simulação de 6 marchas, é sempre automático, do tipo CVT — a exceção é a versão mais básica (Sense), que tem câmbio manual de 5 marchas.
Com velocidade máxima de 180 km/h, o Versa faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Seu consumo, segundo o padrão Inmetro, é de 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Já com etanol, esse rendimento é de 8 km/l e 10 km/l, respectivamente.
Entretanto, apesar do bom consumo, a nova versão apresenta o mesmo problema do antecessor: o tanque de combustível pequeno, de apenas 41 litros, compromete a autonomia do veículo, sobretudo ao se utilizar o etanol.
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