header top bar

section content

VÍDEO: Naturopata explica quais ervas medicinais podem prevenir e auxiliar no tratamento de câncer

Gilson Giombeli falou do tratamento fitoterápico e o que as pesquisas apontam sobre o uso das plantas em tratamento oncológicos

Por Priscila Tavares

23/07/2023 às 10h53

Em entrevista ao programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, da TV Diário do Sertão, o naturopata Gilson Giombeli falou sobre o uso de ervas medicinais que podem prevenir e auxiliar o tratamento de câncer.

“A gente tem que lembrar sempre que é importante, que as pessoas compreendam que há uma série de tipos de câncer diferentes e que a gente já tem alguma coisa de pesquisa sobre a área do câncer com plantas medicinais como coadjuvantes”, disse o especialista.

Gilson explicou que a fitoterapia entra como auxiliar no tratamento médico convencional do câncer, e que muitos estudos apontam o uso das plantas medicinais como efetivos para prevenir o câncer. Ele afirma ainda, que o tratamento médico não deve ser substituído pelo tratamento fitoterápico.

“É sempre importante que as pessoas utilizem as plantas medicinais, inclusive com o próprio reconhecimento do médico, e que sigam todas as orientações médicas”, informou.

Entre as ervas e plantas que podem auxiliar no tratamento e prevenção do câncer, Gilson destaca a semente de abóbora (o jerimum como é conhecido no Nordeste), que segundo ele, pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata; a planta Guaçatonga, que inibe a proliferação de alguns tipos de câncer; a cúrcuma longa ou açafrão da terra, uma planta rica em curcuminoides, que é grande antioxidante e anti-inflamatório.

Durante a entrevista, o naturopata explicou como utilizar essa plantas no tratamento e prevenção do câncer. Ele falou ainda, do uso da folha de graviola como auxiliar no tratamento oncológico. Gilson enfatiza que a graviola é uma grande antioxidante e impede que haja a alteração do DNA da célula, “ela é uma antimutagênica” quando utilizada como prevenção, mas que é preciso ter cuidado com o uso durante o tratamento do câncer.

“Foi feita uma pesquisa científica sobre ela, mostrando que ela estimula a proliferação celular. Em tese, a graviola não serve para tratar o câncer, porque ela prolifera as células, ela teria que destruir uma célula humana, citotóxica, tóxica para a célula de câncer. Se ela estimula a proliferação celular, ela pode em tese estimular a parte do câncer, então a gente precisa tomar muito cuidado”, ressaltou.

Acompanhe o trabalho do naturopata, Gilson Giombeli pelas redes sociais: @gilson_giombeli_fito e @gilsongiombeli.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: