header top bar

section content

VÍDEO: Ginga Brasil fala da visibilidade que participação no Festival C’arte trouxe para o grupo de capoeira

Na estreia do programa 'C'arte: Quem faz o Sertão é a gente', produtores do festival recebem membros do grupo de capoeira que destacam experiência em primeira edição do evento

Por Diário do Sertão

27/04/2024 às 13h06 • atualizado em 27/04/2024 às 13h11

Estreou nessa sexta-feira (26) um novo programa na TV Diário do Sertão. Será exibido em quatro episódios especiais o ‘C’arte: Quem faz o Sertão é a gente’, programa do II Festival C’arte, que acontece na cidade de Cajazeiras.

Estiveram presentes os produtores do festival, Fernada Mangueira, Eric Lacerda, Rhaul Leandro, Geraldo Mendes e Priscila Tavares, além do grupo de capoeira Ginga Brasil, do mestre Gunga, que falaram sobre seu trabalho na cidade e também de sua participação na primeira edição do festival.

Sendo uma das apresentações mais elogiadas da primeira edição, Vandeley Cabral, conhecido como mestre Gunga, contou que depois da participação do C’arte o grupo passou integrar as danças populares em suas apresentações.

“Teve todo um processo para criar nossa apresentação, porque a gente vinha trabalhando só a capoeira, mas a capoeira tem o elemento dança que caminha junto, tem as danças populares, então, a gente fez uma pesquisa e a gente trouxe na nossa apresentação várias danças populares, junto com a capoeira”, contou.

Grupo Ginga Brasil do mestre Gunga na estreia do programa C’arte (Foto: Diário do Sertão)

“Foi uma coisa nova para gente também. A gente deu continuidade a trabalhar com as danças populares, que até então não trabalhávamos. o C’arte foi um ponta pé inicial para que a gente pudesse pesquisar mais, buscar mais e continuar com esse foco de trabalhar com as danças populares”, completou.

Apresentação do grupo Ginga Brasil na 1ª edição do Festival C’arte (Foto: Divulgação/ C’arte)

O joven Ian, conhecido como Louva Deus na capoeira, ressaltou a importância do festival para ampliar a visibilidade do grupo na cidade de Cajazeiras.

“A experiência da primeira edição do C’arte deu uma visibilidade muito grande para o nosso grupo, onde logo após a nossa participação teve uma busca muito grande de vários alunos, várias pessoas que queriam praticar capoeira por conta do que eles assistiram na apresentação. Então, foi muito importante para capoeira na nossa cidade também”, afirmou Ian.

Apresentação do grupo Ginga Brasil na 1ª edição do Festival C’arte (Foto: Divulgação/ C’arte)

O Grupo Ginga Brasil faz trabalhos na cidade de Cajazeiras com jovens e adultos. Eles têm turmas regulares no Studio Marcelo Fiúza, além de aulas na rede municipal de ensino. Acompanhe o trabalho do grupo pelo perfil oficial no Instagram, no @gcgbinst.gunga.

O que é o Festival C’arte

O C’arte é  um projeto que surgiu em 2022 e visa a expansão cultural no Sertão paraibano por meio da realização de festivais, que engloba uma pluralidade artística, diversa e autoral, abrangendo os mais diversos interesses e públicos.

Com data marcada, o a segunda edição do festival acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Teatro Ica de Cajazeiras e de forma totalmente gratuita para comunidade.

Estreia do programa C’arte na TV Diário do Sertão (Foto: Diário do Sertão)

II Festival C’arte: quem faz o Sertão é a gente é uma realização da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB), através da Lei Paulo Gustavo (LPG), com o apoio da Madereira Piranhense, de São José de Piranhas e a Click Art Comunicação Visual da cidade de CajazeirasAcompanhe a página oficial do festival no instagram pelo @c.artecz.

Assista a estreia completa do ‘C’arte: Quem Faz o Sertão é a gente’ na TV Diário do Sertão:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: