header top bar

section content

VÍDEO: Conheça as gerações de mulheres do circo Los Campellos, no Papo Cultural com Priscila Tavares

Pollyana Campello faz parte da terceira geração de mulheres e abriu as cortinas de um dos circos mais tradicionais do Brasil. Veja também os principais 'Rolês culturais' de Cajazeiras e região

Por Diário

11/08/2023 às 19h02 • atualizado em 12/08/2023 às 11h03

Todas as sextas-feiras, no programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, tem a coluna semanal Papo Cultural, com Priscila Tavares, sempre com novidades culturais que estão rolando em Cajazeiras e região. Nessa semana a nossa reportagem foi até o circo Los Campellos, para conversar com as mulheres que fazem parte da história de um dos circos mais tradicionais do Brasil.

Priscila conversou com Pollyana Campello, que faz parte da terceira geração das mulheres do circo. Ela abriu as cortinas, nos levou ao picadeiro e mostrou como é a vida por trás dos grandes espectáculos.

“Nós já estamos na quinta geração, que é a minha netinha, da família Campello. Então, a nossa família é tradicional circense. Eu já nasci no circo, meus pais já nasceram no circo, já vem dos meus avós. É uma vida normal”, disse Pollyana.

Pollyana Campello (Foto: Divulgação/ Instagram)

A artista falou que desde pequena está no picadeiro e começou a se apresentar com os palhaços, traço tradicional de sua família.

“Minha família é uma família de palhaços. Meus avós eram palhaços, meu pai era palhaço, meus irmãos são palhaços, meus filhos são palhaços e eu casei com um palhaço, então minha vida é uma palhaçada”, brincou.

Sendo mulher dentro da arte circense, ela afirma que antigamente existia mais preconceito, mas que hoje há mais espaço no picadeiro para que as mulheres mostrem seu trabalho nos mais diversos números.

Pollyana contou sobre os números que já apresentou no circo e revelou que vão estrear em João Pessoa com um nova lona, maior e com mais atrações.

Nossa reportagem conversou também com dona Catarina Campello, mãe de Pollyana, que contou que foi dada ao circo com um ano e sete meses. “Mas não é por causa disso que eu não sou circense”.

Catarina Campello (Foto: João Victor/ TVDS)

“Meu esposo nasceu em circo, então, não deixa de ser as gerações circenses. E assim a gente vai levando a vida. É a vida que a gente conhece”.

Catarina cresceu no circo e já fez de tudo no picadeiro, ela fazia parte da Trupe Los Campellos, considerada mundialmente a melhor trupe de malabaristas e disse ainda, que já foi bailarina de televisão.

A matriarca da família falou como é ser uma mulher no circo e destacou que essa é a vida que cresceu e conheceu. Mãe  de grandes nomes como Nina Campello, Pollyana Campello, palhaço Fuxinquinho e também o palhaço Horácio Rolinha, que carrega mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, ela afirma que ‘ninguém sai do circo’.

“Vão todos se encaixando, as filhas trás os maridos para o circo. Ninguém tira do circo, só puxa para dentro e assim a gente vai aumentando”, contou dona Catarina.

Pollyne Campello (Foto: Divulgação/ Instagram)

Sendo a quarta geração de mulheres e mãe da quinta geração, Pollyne Campello falou da tradição familiar e afirmou que o circo é mais que um trabalho.

“Não tem como falar quem é Pollyne sem falar do circo. O circo é mais que um trabalho, faz parte de quem a gente é. A gente nunca fala ‘eu trabalho em circo’, a gente fala ‘eu sou de circo ou eu sou circense’, porque é uma coisa que já faz parte da gente”, disse Pollyne.

Em relação as mulheres da família, a artista contou do orgulho que sente da mãe e avó. Nós conversamos também com o pequeno Aquiles Campello, filho de Pollyana, que faz parte do show como palhaço junto ao irmão e espalhou todo seu carisma.

Pollyana e Aquiles Campello (Foto: João Victor/ TVDS)

Rolê cultural

– Acontece nesta sexta-feira (11) a Seletiva estadual de Slam, no Leblon aqui em Cajazeiras a partir das 20h;

– Programação também para a criançada de Sousa e região: sexta e sábado no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) Sousa tem cinema com o filme Divertidamente, às 19h30. E no sábado as 16h, contação de história: Contos Ecológicos com Bette Gomes do Ceará;

– E começou ontem a 2ª Grande Vaquejada do Parque João Correia. Hoje tem Iguinho e Lulinha, Fabinho Testado e Diego Sousa e Pisadinha de Luxo

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: