header top bar

section content

VÍDEO: Professor destaca lançamento de livro do centenário da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe

Wlisses Estrela é organizador do trabalho que reúne uma coletânea de textos, documentos e imagens que registram a história da estação, considerada um patrimônio fundamental para o desenvolvimento do município e da região

Por Priscila Tavares

15/09/2025 às 18h16

O programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, recebeu nesta segunda-feira (15) o professor e mestre Wlisses Estrela para falar sobre o lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória — 100 Anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (1925-2025)”.

A prefeitura de São João do Rio do Peixe, em colaboração com o professor prepara o lançamento para o dia 3 de outubro. O evento integra a programação das celebrações dos 144 anos de emancipação política da cidade.

A obra, organizada por Wlisses Estrela, é descrita como uma coletânea de textos, documentos e imagens que registram a história da estação, considerada um patrimônio fundamental para o desenvolvimento do município e da região.

Durante a entrevista, o professor destacou a importância da ferrovia para o progresso local.

“A passagem de trem, de passageiros e de cargas, representou muito naquela época, fez com que a cidade se desenvolvesse”, afirmou Wlisses. Ele ressaltou que a chegada da Estação Ferroviária no início do século 20, período de dificuldades de transporte, representou um marco de modernidade e progresso, conectando a cidade a outros centros urbanos.

O professor também mencionou o esforço coletivo para a restauração da estação, que hoje funciona como o Espaço Cultural Estação das Artes. Wlisses Estrela agradeceu o apoio da gestão municipal, em particular do prefeito Luiz Claudino, por reconhecer a importância do patrimônio e incluir o lançamento do livro na programação oficial.

“Quero fazer uma menção especial ao prefeito Luiz Claudino pelo apoio de sempre que nos tem concedido, de incluir o lançamento deste livro na programação oficial da semana do município, por ele ser reconhecedor da importância desse patrimônio, é um gestor que tem nos apoiado nas ações de preservação, nas ações culturais, educacionais e sociais que acontecem hoje na Estação”, disse.

Professor destaca lançamento de livro do centenário da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (Foto: Divulgação)

O LIVRO

Nos Trilhos da Memória — 100 Anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (1925-2025) é mais do que um livro: é um mergulho afetivo na história e na identidade de um povo. Ao longo de suas páginas, desfilam lembranças, relatos, imagens e poemas que dão vida a um dos maiores símbolos da cidade — a Estação Ferroviária, marco da chegada do progresso e elo profundo da coletividade são-joanense.

Resultado de uma construção coletiva, esta obra reúne vozes de escritores, poetas e pesquisadores que, como os trilhos, se entrelaçam em direção ao mesmo destino: preservar e celebrar a memória. Tal como a estação, restaurada pela união da sociedade e do poder público e hoje transformada em Espaço Cultural Estação das Artes, o livro ressignifica o passado e o oferece como inspiração às presentes e futuras gerações. Publicada por ocasião do centenário da Estação Ferroviária e em sintonia com os 144 anos de Emancipação Política de São João do Rio do Peixe, esta obra é, ao mesmo tempo, celebração e legado. Um verdadeiro presente à cidade e à sua gente.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: