header top bar

section content

Enchentes em cidades do Sertão

Cachoeira dos Índios é a mais castigada

Por

01/02/2008 às 18h37

No final de janeiro a natureza resolveu dar uma revira-volta no clima da Paraíba. A prova disso é a situação onde se encontra hoje a cidade de Cachoeira dos Índios após as últimas chuvas que atingiu o Alto-Sertão paraibano.

Não basta as paisagens serem extremamente contrastantes. O que mais chamou atenção nos últimos dias na região foi a rapidez com que Cachoeira passou de estado de alerta por causa da seca para estado de alerta por causa das chuvas.

Até pouco tempo, o prefeito Francisco Dantas Ricarte (Bodin) havia decretado estado de calamidade pública por causa da seca que atingia o município. Hoje, a situação é bem diferente. A seca deu lugar às chuvas, e com isso, o açude que abastece a cidade transbordou e a água atingiu plantações, casas, e matou até animais.

Como a previsão é de mais chuvas durantes as próximas semanas, a população está em estado de alerta. Algumas pessoas já pensam em abandonar suas casas que ficam razoavelmente próximas ao rio.

Perigos nas enchentes
Outro perigo que veio juntos com as águas do rio de Cachoeira dos Índios foi o risco de aparição de animais perigosos, como cobras, e até mesmo pequenos jacarés que costumam aparecer nesse período.

Na tarde do último dia 26, alguns garotos que brincavam na margem do açude de Cachoeira se surpreenderam com a inusitada presença de uma cobra jibóia com quase três metros de comprimento.

Açude de Serra Grande foi o primeiro
O primeiro açude da Paraíba a sangrar foi o do município de Serra Grande, aqui no sertão paraibano. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba registrou o fato no último dia 28. O açude tem capacidade para 313.680 m3 de água.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: