header top bar

section content

Mulher deformada por tumor se transforma após transplante de rosto

Joanna teve a face deformada devido a uma neurofibromatose

Por Estagiário

29/10/2016 às 21h00 • atualizado em 29/10/2016 às 19h17

Uma mulher polonesa identificada apenas por Joanna, teve o rosto desfigurado por um tumor facial enorme. Ela revelou sua nova aparência após um transplante de rosto. Segundo o jornal Daily Mail, Joanna passou pela cirurgia facial após ter uma a neurofibromatose, uma condição genética que causa tumores benignos.

No caso da jovem, a doença a deixou impossibilitada de mastigar, falar ou engolir.

O médico Adam Maciejewski, cirurgião que realizou o transplante de Joanna, foi também o responsável pela primeira cirurgia desse tipo na Polônia.

De acordo com ele, a operação de Joanna durou 23 horas.

“Tratava-se de um transplante de 80% da pele do rosto, com o intuito de permitir que o paciente retome a capacidade de mastigar, engolir e se comunicar por meio da fala”, explicou o profissional.

Embora a neurofibromatose seja um problema genético, até 50% das vítimas desenvolvem-na aleatoriamente devido a uma mutação genética antes mesmo de nascerem.

Apesar de causar uma aparência alarmante no paciente, os crescimentos e inchaços, chamados neurofibromas, não são contagiosos nem cancerosos. Segundo o especialista em genética Anand Saggar, o tumor facial não vai atingir novamente o rosto de Joanna, uma vez que a pele transplantada tem genes diferentes.

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: