header top bar

section content

Temer anuncia reajuste de 5,67% no Bolsa Família

No pronunciamento, ele pedirá que os desempregados não percam a esperança, porque as oportunidades de recolocação no mercado estão aumentando

Por Veja

01/05/2018 às 09h10 • atualizado em 30/04/2018 às 20h12

Michel Temer, presidente do Brasil (Foto: France Press)

Depois de o presidente Michel Temer gravar o pronunciamento que foi ao ar nesta segunda-feira (30), sem anunciar o porcentual de reajuste do programa Bolsa Família, o governo informou que o aumento será de 5,67%, a partir de julho. O aumento é maior do que a inflação registrada em 2017, de 2,95%.

O anúncio acontece em meio à busca do presidente de agendas positivas – o discurso será transmitido às 20h30 em cadeia de rádio e TV em comemoração ao Dia do Trabalho.

O governo já havia tomado a decisão política de reajustar o Bolsa Família acima da inflação, mas o valor ainda estava sendo calculado para que incluísse um aumento real mas não impedisse o governo de manter o discurso de que zerou a fila do programa. O ajuste fino, portanto, visa um reajuste que mantenha uma folga financeira capaz de manter essa fila zerada.

O programa atende hoje 14 milhões de famílias. Em agosto, depois de fazer mais uma limpeza nos atendidos pelo programa, extraindo pessoas com renda acima do permitido, o governo incluiu mais 828 mil famílias e anunciou que teria mais uma vez zerado a fila do programa.

Já o pronunciamento será um recado do presidente para os trabalhadores no Dia do Trabalho. Ele pede que os desempregados não percam a esperança, porque as oportunidades de recolocação no mercado estão aumentando.

“Você trabalhador que procura trabalho, não perca a esperança. O Brasil está crescendo e, a cada dia, estamos criando mais postos e mais oportunidades”, disse Temer em um pronunciamento de pouco mais de quatro minutos, divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira.

A demora na melhora do mercado de trabalho tem sido apontada como um dos fatores que ajudam na baixíssima popularidade do governo Temer.

Na sexta-feira, o IBGE informou que o país encerrou o primeiro trimestre com uma taxa de desemprego de 13,1%, a mais alta desde maio do ano passado. Segundo os dados divulgados, o contingente de desempregados era de 13,689 milhões de trabalhadores.

Temer também disse que renovou o programa Luz para Todos. E voltou a reclamar dos críticos de seu governo. “Enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando”, afirmou.

O último pronunciamento de Temer em cadeia de rádio e tevê foi feito no dia 21 de abril. Na sua fala, o presidente defendeu seu governo e chegou a se comparar a Tiradentes, que foi “acusado e condenado”, mas absolvido pela história.

Fonte: Veja - https://veja.abril.com.br/economia/em-busca-de-agenda-positiva-temer-anuncia-hoje-reajuste-do-bolsa-familia/

Recomendado pelo Google: