header top bar

section content

VÍDEO: Novos motoristas não precisarão mais fazer autoescola para adquirir CNH; entenda mudanças

A decisão que anteriormente já havia passado por consulta pública, foi aprovada nessa segunda-feira (1º) por unanimidade no Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Por Portal Diário

02/12/2025 às 11h43 • atualizado em 02/12/2025 às 15h37


Os futuros motoristas brasileiros serão isentos da obrigatoriedade de autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de habilitação (CNH).  A decisão que anteriormente já havia passado por consulta pública, foi aprovada nessa segunda-feira (1º) por unanimidade no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A mudança poderá reduzir o valor do documento em até 80%. Há locais no país onde o motorista chega a pagar atualmente, cerca de R$ 5 mil.

O texto proposto pelo Ministério dos Transportes e agora aprovado pelo Contran, entrará em vigor assim que for publicado no Diário Oficial da União.

Dados – O objetivo das mudanças, segundo o Ministério dos Transportes, é “modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio)”.

Conforme os dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para ter a CNH, mas não possuem o documento.

CNH Carteira Nacional de Habilitação (Foto: G1)

Veja as principais mudanças:

Abertura do processo

Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

– O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online, gratuitamente.
– Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

– A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para 2 horas;
– O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas;
– Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas.

Provas

– Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH;
– Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.

Instrutores

– Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente;
– A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

PORTAL DIÁRIO com informações da Agência Brasil

Recomendado pelo Google: