header top bar

section content

Lagoa do Arroz poderá sangrar pela segunda vez

Com as fortes chuvas que vem caindo na região de Cajazeiras, o Açude Lagoa do Arroz, constrído há 21 anos, pelo ex-presidente José Sarney, poderá sangrar pela segunda vez em sua história. A primeira sangria ocorreu em 2008 causando muitos transtornos para a população do distrito de Várzea da Ema, São João do Rio do […]

Por

25/04/2009 às 17h32

Com as fortes chuvas que vem caindo na região de Cajazeiras, o Açude Lagoa do Arroz, constrído há 21 anos, pelo ex-presidente José Sarney, poderá sangrar pela segunda vez em sua história. A primeira sangria ocorreu em 2008 causando muitos transtornos para a população do distrito de Várzea da Ema, São João do Rio do Peixe e ribeirinhos.

Segundo informações o açude está recendo um volume diário de aproximadamente 2 milhões m3 de água diariamente. Nesta sexta-feira(24) o volume de água de Lagoa do Arroz era de 64.611.712 m3. O açude tem uma capacidade máxima de 80 milhões, restando portanto pouco mais de 15 milhões m3.

Conforme o popular Damásio, que acompanha diariamante a evolução do volume de águas de Lagoa do Arroz, em permanecendo as chuvas na região, há uma previsão que o açude venha a sangrar até o final do mês.

Se por um lado existe a alegria com a segunda sangria do manancial, há por outro, a preocupação com mais uma possivel enchente, tendo em vista que nada foi feito pelos órgão competentes para minimizar os problemas ocorridos em 2008. Espera-se por tanto, que as autoridades do governo do estado e do governo federal, possam ainda tomar as providências no sentido de fazer uma limpeza urgente no canal do sangardouro do açude para facilitar a passagem das águas.

Na região de Lagoa do Arroz, já foi registado EM 2009, um volume de chuvas de 712 milímetros.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: