header top bar

section content

TV Correio exibe reportagem sobre domínio da mulher na política de Marizópolis

A forte influência da mulher na política da cidade de Marizópolis, Alto Sertão da Paraíba, foi tema de reportagem exibida neste domingo no programa Correio Espetacular, da TV Correio/Record.

Por

06/07/2008 às 12h22

A forte influência da mulher na política da cidade de Marizópolis, Alto Sertão da Paraíba, distante 443 km da capital, foi tema de reportagem exibida neste domingo no programa Correio Espetacular, da TV Correio/Record.

A matéria mostrou que o município sertanejo está entre os poucos do Brasil que são administrados pelo sexo feminino. Além da prefeita Alexciana Vieira (PTN), de 26 anos de idade, Marizópolis tem uma vice prefeita, Elzinha Simôes de Farias (PTB).

E a supremacia das mulheres na cidade não se restringe ao Poder Executivo. Na Câmara elas também são maioria. O Legislativo local é formado por cinco mulheres, enquanto os homens ocupam apenas quatro cadeiras.

Dos seis presidentes de Câmaras, três foram mulheres. Em 2005, a hierarquia municipal apresentou uma situação inusitada. A cidade tinha uma prefeita, uma vice prefeita, uma presidente da Câmara (Marizete Soares) e uma vice presidente (Girluce Varelo). 

Ainda que os três ocupantes dos principais cargos do município ficassem impedidos de exercê-los, uma representante do sexo feminino estaria no comando administrativo da cidade.

A reportagem do jornalista Heron Cid, filho natural de Marizópolis, também mostra que a situação não incomoda nenhum pouco os homens. Em tom de brincadeiras, eles admitem que até em casa elas também mandam.

Exibida na manhã deste domingo na TV Correio, a matéria teve produção de Heron Cid, imagens de Alexandre Rolim e Robson Oliveira, edição de imagens de Rômulo Medeiros e edição de texto de Diovane Filho.

Tags:
Recomendado pelo Google: