header top bar

section content

Itamar Moreira de Poço Dantas recebe prêmio "Prefeito Amigo da Criança"

O prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira (foto), recebeu da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, no próximo dia 26, em Brasília, o prêmio de Prefeito Amigo da Criança pela gestão 2005-2008.

Por

28/06/2008 às 10h01

src=http://cofemac.com.br/GRL_UltimasNoticias/index2-unicef.JPGO prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira (foto), recebeu da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, dia 26, em Brasília, o prêmio de Prefeito Amigo da Criança pela gestão 2005-2008. O título foi concedido graças aos investimentos e ações desenvolvidos pelo município no sentido de promover melhorias na educação, saúde e nos instrumentos de proteção social ao público infantil. Dos 2.263 municípios brasileiros que se inscreveram no programa, apenas 139 obtiveram o reconhecimento.

O projeto abriu inscrições para o prêmio em 2005, no início da gestão dos prefeitos eleitos para exercer o mandato até 2008. Segundo a organização do prêmio, 2.263 municípios do País aderiram ao programa. Contudo, apenas 1.155 deles (51,03%) preencheram o Mapa I, referente ao período 2005-2006. Desses, 931 (46,32%) foram reconhecidos com a primeira etapa do Selo Prefeito Amigo da Criança e passaram a integrar a Rede, incluindo o município de Poço Dantas.

Na Paraíba, dos 223 municípios do Estado apenas três obtiveram o reconhecimento. Foram eles João Pessoa, Patos e Poço Dantas. Os critérios gerais de avaliação para a concessão do título levaram em conta que os municípios implementaram os Conselhos de Saúde, Educação e dos Direitos; aqueles que responderam minimamente 70% das questões em cada eixo (Proteção, Saúde e Educação); qualidade das informações e coerência dos dados quando correlacionados e aqueles que tiveram avaliação positiva nos três eixos.

O prêmio
Como forma de reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido em duas etapas a partir do retorno e avaliação dos Mapas 2005-2006 e 2007-2008. A análise dos dados e a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios nos eixos de saúde, educação e proteção social para garantia dos direitos de suas crianças e adolescentes, ficaram a cargo de especialistas dessas áreas.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: