header top bar

section content

Primeira vítima de dengue hemorrágica da Paraíba é uma criança de Cajazeiras

A Paraíba teve confirmado, nesta sexta, 23, seu primeiro caso de dengue hemorrágica este ano. Lucas Gabriel, 4 anos, estava internado no HU de João Pessoa. Outras nove pessoas foram internadas.

Por

23/02/2008 às 08h04

Está confirmado o primeiro caso de dengue hemorrágica na Paraíba. De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica de Cajazeiras, o garoto Lucas Gabriel, de quatro anos, que estava internado desde o dia 17 deste mês no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), e recebeu alta ontem, tem a doença. Dez pessoas já foram internadas, este ano, no HU com suspeitas da doença. Duas ainda estão hospitalizadas e passam bem. Em todo o Estado já são 437 os casos de dengue clássica, uma redução de 50,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 802 casos.

Os municípios do Sertão são os responsáveis pelo maior número de registros de dengue clássica. São Bento, Livramento, São Mamede, Cajazeiras, Monteiro e Catolé do Rocha acumulam 60% dos casos. Das dez suspeitas de dengue hemorrágica, seis foram na cidade de Cajazeiras. Porém, de acordo com a gerente de vigilância epidemiológica da cidade, Lucivânia Pereira Maciel, dois já foram descartados, o da dona-de-casa Jeane Abreu e o do professor Roberto Soares Farias.

No entanto, gerente operacional de Vigilância Ambiental em Saúde, Emanoel Lyra, disse que até o momento o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) não concluiu os exames sorológicos de nenhum paciente o que significa dizer que, não há casos confirmados e nem totalmente descartados. “Nós enviamos para as secretarias de todos os municípios um relatório informando o que é a dengue hemorrágica e como ela pode ser identificada para que não haja equívocos”, falou.

Segundo Lyra a doença só pode ser identificada após a associação de vários fatores e, por último, com o laudo do exame sorológico. “Até o momento nós não temos nenhum caso de dengue hemorrágica confirmado no Estado. Todos os casos são da doença na sua forma clássica”, afirmou.

Dados do Ministério
O Ministério da Saúde divulgou, ontem, um novo balanço da dengue no Brasil. Os números são relativos apenas ao mês de janeiro deste ano. Na Paraíba foram registrados 285 casos da doença, uma redução de 15,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 338 casos. Nos Estados do Nordeste foram notificados 6.326 casos suspeitos de dengue, com uma redução de 26,55% quando comparado com o mesmo período de 2007. Os Estados com maior número de casos este ano são o Rio Grande do Norte (1.669), o Ceará (1.932), a Bahia (651) e Pernambuco (662). Os Estados de Alagoas (431), Sergipe (288), Piauí (181) e Maranhão (230).

Números no Brasil
De acordo com a avaliação do Ministério da Saúde, foram notificados 32.122 casos de dengue nas primeiras cinco semanas de 2008, contra 53.224 registrados no mesmo período do ano passado.

Fonte: JORNAL CORREIO

Tags:
Recomendado pelo Google: