header top bar

section content

Detentos da cadeia de Cajazeiras vivem em situação desumana, diz médico

Os presos da Cadeia de Cajazeiras vivem em situação de absoluta falta de higiene, segundo constatou o médico Oscar Sobral, ex-secretário de saúde do município. O prédio encontra-se abandonado.

Por

21/02/2008 às 11h08

/A situação de precariedade que se encontra a cadeia pública de Cajazeiras, relacionada principalmente à falta de higiene, fez com que surgissem surtos de algumas doenças entre os detentos. O fato tem deixado as autoridades competentes em estado de alerta.

A informação é do médico cajazeirense Oscar Sobral, que esteve essa semana realizando uma visita às instalações da cadeia. Dr. Oscar, como é conhecido, foi acionado pela prefeitura municipal, mais precisamente pelo secretário de saúde Maxuel Araújo, para fazer uma vistoria na cadeia e saber qual a real situação dos apenados.

Segundo o médico, o prédio da cadeia pública está em acelerado processo de deterioração, e as condições de higiene são mínimas. “Eu sai de lá preocupado, porque o que vi foi uma superlotação que está levando os presos a doenças comunitárias. Não gostei da higiene, o prédio está acabado, e isso leva a doenças como micoses, tuberculoses, bronquites e outras coisas”.

Ele revelou que a prefeitura municipal já disponibilizou medicamentos para tratamento dos presos e que, por ordem da secretaria de saúde, ele estará acompanhando periodicamente homens e mulheres na cadeia. Porém, para o médico, é cada vez mais urgente a necessidade de concluir as obras do presídio de Cajazeiras, já que a cadeia não está mais suportando o número de detentos que chegam para cumprir pena.

“Eu acho que a melhor coisa que esse governador pode fazer agora é terminar esse presídio de Cajazeiras, porque não tem cabimento amontoar um bocado de homens naquelas celas. Eu considero aquilo uma situação sub-humana”, definiu Sobral.

Da redação do DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: