header top bar

section content

Filme sobre ex-quilombolas de Santa Luzia é lançado

Se tratando de cinema, os apreciadores da 7ª arte, que por ventura permanecem em Campina Grande durante o carnaval têm uma outra opção além do cinema privado. É a mostra de curta-metragem que acontece de 2 a 5, sempre às 18h, na Praça Nova Consciência, localizada ao lado do Teatro Municipal. Na ocasião, acontece também […]

Por

08/02/2008 às 08h01

Se tratando de cinema, os apreciadores da 7ª arte, que por ventura permanecem em Campina Grande durante o carnaval têm uma outra opção além do cinema privado. É a mostra de curta-metragem que acontece de 2 a 5, sempre às 18h, na Praça Nova Consciência, localizada ao lado do Teatro Municipal. Na ocasião, acontece também o lançamento do vídeo-documentário "Talhado: uma relação com o presente", filmado na comunidade de ex-quilombolas da serra de Santa Luzia.

O documentário expõe algumas manifestações do cotidiano da comunidade mestiça do Talhado, localizada na zona rural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. Habitada desde 1860, a área em que se insere a comunidade viveu praticamente 100 anos em fase de semi-isolamento e desde os anos 1970 vive um processo migratório para o espaço urbano daquela cidade. Em 2004, a Fundação Cultural Palmares emitiu a certidão de auto-reconhecimento do Talhado como remanescente das comunidades dos quilombos, porém, os seus integrantes não apresentam o devido conhecimento sobre essa identidade atribuída.

A idéia do trabalho surgiu no âmbito do Projeto Experimental em Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos, quando as alunas Daniela Fonseca e Ilana Dias pensaram em colocar a comunidade do Talhado para refletir alguns aspectos do filme Aruanda, registrando tudo isso em uma matriz áudio-visual. As alunas contaram com a coordenação do professor e jornalista Flaubert Paiva. E o resultado pode ser conferido dentro da programação da mostra de curtas.

Jornal Diário da Borborema

Tags:
Recomendado pelo Google: