header top bar

section content

Lixo e esgotos contaminam açude de São Gonçalo

O lixo hospitalar da Maternidade Raimunda Mendes Pedrosa, e o esgoto sanitário de alguns bairros da cidade de Nazarezinho, distante a 25 km do município de Sousa, podem estar contaminando as águas do açude de São Gonçalo. Injeções, seringas, ampolas e embalagens de produtos químicos como Iodo e Hipoclorito de sódio foram encontrados às margens […]

Por

18/01/2008 às 08h43

O lixo hospitalar da Maternidade Raimunda Mendes Pedrosa, e o esgoto sanitário de alguns bairros da cidade de Nazarezinho, distante a 25 km do município de Sousa, podem estar contaminando as águas do açude de São Gonçalo.

Injeções, seringas, ampolas e embalagens de produtos químicos como Iodo e Hipoclorito de sódio foram encontrados às margens do Açude Chico Mendes, localizado nos fundos da maternidade, cujas águas no período invernoso transbordam e caem dentro do Riacho Égua Russa, uma das nascentes do manancial em São Gonçalo.

O mesmo problema ocorre com o esgotamento sanitário. Neste caso, moradores sofrem e convivem diariamente com o mau-cheiro provocado por dejetos que terminam por contaminar águas de riachos e açudes.

Segundo a dona de casa Alaíde Casimiro, sequer as crianças podem brincar por causa da fedentina. A agente de saúde Azuíla Rosendo disse que as denúncias referentes ao esgoto já foram encaminhadas ao Ministério Público de Sousa. Azuíla ficou surpresa ao saber que o lixo hospitalar está sendo jogado nos fundos da principal unidade de saúde da cidade, principalmente sendo no reservatório onde as águas desembocam em São Gonçalo.

O outro lado
A reportagem procurou Jader Gadelha, secretário de Saúde do município de Nazarezinho. Ele disse que providências imediatas já estão sendo tomadas pela prefeitura para que o lixo encontrado no açude que fica por trás da maternidade seja retirado e não mais colocado no local.

Sobre o esgotamento sanitário, Jader informou que um amplo projeto será elaborado pela para encaminhá-lo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O secretário afirmou ainda que o Ibama e a Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) têm conhecimento do fato. “O prefeito Gilson Luiz entrou em contato com autoridades dos dois órgãos para viabilidade deste plano para solucionar de uma vez por todas o problema. Pode ser resolvido agora ou em longo prazo”, finalizou Gadelha.

Levi Dantas e Hidroastro Abrantes, em Sousa

Tags:
Recomendado pelo Google: