header top bar

section content

Previsão aponta chuvas rápidas no Sertão: agricultores aguardam

Segundo meteorologistas do estado da Paraíba, as primeiras precipitações chuvosas de 2008 no Alto Sertão acontecerão já na primeira quinzena deste mês, com prováveis chuvas rápidas nos dias 10 e 11. Porém, não se sabe se serão suficientes para que os agricultores de Cajazeiras e região possam iniciar seu tão aguardado plantio de arroz, milho […]

Por

08/01/2008 às 10h08

Segundo meteorologistas do estado da Paraíba, as primeiras precipitações chuvosas de 2008 no Alto Sertão acontecerão já na primeira quinzena deste mês, com prováveis chuvas rápidas nos dias 10 e 11. Porém, não se sabe se serão suficientes para que os agricultores de Cajazeiras e região possam iniciar seu tão aguardado plantio de arroz, milho e feijão.

O Setor de Meteorologia do Escritório Regional da EMATER, que tem sua sede em Cajazeiras, registrou no primeiro dia do ano algumas neblinas que resultaram em apenas 1 décimo cúbico de água, e no segundo dia, 2 milímetros e 2 décimos, num total, até o último dia 04, de 2,3 milímetros na cidade, quantidade insignificante, segundo o órgão.

A esperança dos produtores rurais talvez aumente após as últimas previsões que foram divulgadas pelo engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Oeste da Paraíba nesta terça-feira, 08.

Adalberto afirmou que pela aproximação de uma zona de convergência que deverá acontecer no fim da primeira quinzena de janeiro, até o dia 21, haverá uma mudança significativa no comportamento climático da região.

Segundo ele, as chuvas já avançam os estados do Maranhão e Piauí, e já chegam ao meio norte do Ceará. Portanto, já poderemos ter, provavelmente a partir do dia 18, as primeiras pancadas de chuva no Semi-Árido do Nordeste brasileiro.

DA REDAÇÃO DO DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: