header top bar

section content

População vai avaliar proposta de criação de um parque nacional em famosa serra do Sertão da Paraíba

Ambientalistas realizaram um sobrevoo de avião e visita de campo em pontos estratégicos da Serra do Teixeira, no município de Teixeira, região de Patos

Por Jocivan Pinheiro

15/07/2017 às 12h33

Serra de Teixeira é rica em biodiversidade

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente concluíram, nesta sexta-feira (14), uma série de atividades na Serra de Teixeira, desenvolvidas ao longo da semana, com o intuito de avaliar a área para possível criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira. Os ambientalistas concluíram que a Serra está apta para a criação da unidade de conservação federal.

“A gente avaliou que grande parte da área está bem preservada e agora precisamos fazer alguns refinamentos para excluir algumas áreas que têm pessoas morando. Vamos tentar organizar um cronograma para que em breve, até o final do ano, nós possamos apresentar à proposta da criação do parque à população dos municípios e para isso será feita uma consulta pública onde o povo poderá opinar sobre a criação do parque”, explicou Aldízio Lima, coordenador substituto da coordenação de criação de unidades de conservação do ICMBIo.

Aldízio ainda destacou que a Serra de Teixeira é rica em biodiversidade. “É uma área importante para a preservação do bioma Caatinga, além de ser uma área propícia para a prática do turismo ecológico”, acrescentou.

Ambientalistas realizaram visita de campo em pontos estratégicos da serra

Durante essa semana, os ambientalistas realizaram um sobrevoo de avião, visita de campo em pontos estratégicos da serra, reunião com os prefeitos da região e o Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre e finalizaram as atividades na manhã desta sexta-feira (14), com uma reunião de avaliação. De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, a visita técnica foi bastante produtiva e todos os técnicos envolvidos nos estudos saíram satisfeitos.

“Todo mundo saiu convencido de que aquela região possui uma relevância ambiental e por isso está propícia para a criação de unidade de conservação federal. Eles vão agora fazer uma atualização dos dados socioeconômicos e, de acordo com o que foi visto durante a visita técnica, farão reajustes na proposta para evitar conflitos com a comunidade do entorno do parque”, comentou.

População demonstrou interesse pela criação do parque

O secretário percebeu que a população demonstrou bastante interesse pela criação do parque. “Existe uma grande motivação por parte da população da região, além do interesses dos agentes políticos e a comunidade acadêmica”, destacou.

A Serra de Teixeira engloba mais de 10 municípios paraibanos com predominância do Bioma Caatinga e possui uma grande riqueza da fauna e da flora, além das nascentes existentes no local, em torno de 70, é possível encontrar na Serra animais como veados, macaco – prego, onça puma, e novas espécies de lagartos e borboletas.

Cerca de 20 pessoas participaram da visita técnica realizada na Serra de Teixeira entre profissionais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, ICMBIO e o Batalham de Policiamento Ambiental.

Secom-PB

Recomendado pelo Google: