header top bar

section content

VÍDEO: Na onda dos grandes grupos, imprensa paraibana deve ficar de olho em fake news, avisa jornalista

Conhecido por fazer jornalismo ético e inteligente, Rubens Nóbrega demonstra preocupação com o fenômeno da informação em massa nas redes sociais

Por Jocivan Pinheiro

30/08/2018 às 15h49 • atualizado em 20/10/2018 às 00h02

Rubens Nóbrega, um dos mais respeitados jornalistas da Paraíba, concorda que a imprensa do estado deve seguir o exemplo dos veículos de comunicação do país que estão orientando o público sobre o que é fato e o que é fake.

Na onda dos grandes grupos de imprensa nacional, alertar o público sobre as fake news (notícias falsas, em inglês) poderá se tornar cada vez mais comum, segundo Nóbrega, ainda que, na contramão, haja profissionais que, por interesses particulares, também produzam ou repliquem fake news.

Conhecido por fazer um jornalismo ético e inteligente, Rubens Nóbrega demonstra preocupação com o fenômeno da informação em massa nas redes sociais.

“Por incrível que pareça, hoje o jornalismo está como um contraponto ao que se disseminam nas redes sociais porque o ofício de comunicar já não é uma exclusividade do jornalismo, ele passou a ser um bem social bastante difuso”, observa o jornalista.

“Isso cria uma preocupação em todos aqueles que veem a comunicação de massa como um bem social a ser preservado na sua integridade e, sobretudo, na sua qualidade. Mas lamentavelmente a gente não pode ter isso 100% nas redes sociais”, completa.

VEJA TAMBÉMPara combater fake news, WhatsApp vai limitar o envio de mensagens

Rubens Nóbrega demonstra preocupação com o fenômeno da informação em massa nas redes sociais

Outro problema que provavelmente surgiu por causa das redes sociais é a pressa em publicar uma notícia, o que muitas vezes resulta em um trabalho jornalístico sem os pré-requisitos mínimos, como a apuração, por exemplo.

“A apuração jornalística é uma responsabilidade de todo aquele que exerce o jornalismo. Isso não é apenas uma obrigação, é um dever ético”, frisou Rubens Nóbrega.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: