header top bar

section content

Professoras da UFCG de Cajazeiras lançam livro sobre ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

No livro as autoras abordam a compreensão da ética como princípio de ação do pesquisador no processo de produção do saber e do conhecimento.

Por Campelo Sousa

24/08/2019 às 14h23

O livro ”Ética, Bioética e Controle Social da Ciência” organizado pela professora doutora Raimunda de Fátima Neves Coêlho e pela professora Maria Thaís de Oliveira Batista foi lançado nesta segunda-feira(19) no auditório da UFCG campus Cajazeiras, no Sertão do estado.

“Pra mim hoje é um momento de muita alegria e muita emoção, então eu pego a alegria e a emoção fazendo esse trocadilho de Ruben Alves, ele coloca que é inefável, é indiscutível, está além das palavras.. Se eu fosse definir seria alegria e emoção hoje pra mim, está além das palavras”, afirmou Raimunda.

No livro as autoras abordam a compreensão da ética como princípio de ação do pesquisador no processo de produção do saber e do conhecimento.

“Raimunda me convidou para participar do livro, e eu disse que estava um pouco sem tempo, concluindo meu mestrado, produzindo alguns artigos que precisam ser enviados para revistas, mas não vou negar um pedido seu”, disse a professora Thaís.

Lançamento do livro ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

A obra tem a participação de autores das universidades federais de Campina Grande, João Pessoa, Alagoas e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.

“Parabenizar não só a elas, mas a todos que puderam dar sua contribuição em tempos difíceis com relação a ética, com a bioética, com relação a tudo que acreditamos ser necessário para um vida digna. Então de fato essa obra abre esse entendimento, essa luz e a gente precisa desse embasamento para poder lutar contra isso tudo que vem acontecendo”, afirmou o diretor da UFCG, Antônio Fernandes.

Lançamento do livro ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

O Livro “Gerardo Parente – Uma Memória Musical” será lançado nesta quinta-feira (4), às 17h30, na Academia Paraibana de Letras, na Rua Duque de Caxias, 37, Centro. A autora é Luceni Caetano da Silva, professora do Departamento de Música (DeMus) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que apresenta um relato detalhado sobre os 40 anos do Departamento e outro individual sobre o pianista Gerardo Parente, que desde a inauguração do DeMus, atuou como professor até a sua aposentadoria em 1990.

A obra escrita pela professora do DeMus é prefaciada pelo também professor e compositor Eli-Eri Moura e descreve de forma sintética citando personagens e fatos, desde o início do século XX que favorecem e fomentam a criação do Departamento de Música no final de 1978, em João Pessoa, e que tornaram uma das instituições musicais mais destacadas do Nordeste, e mesmo do país.

Lançamento do livro ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

Segundo Eli-Eri Moura, a autora traz à tona diversos fatos e casos curiosos das vidas pessoal e profissional de Gerardo Parente baseados não somente em entrevistas com contemporâneos do pianista, mas também em sua própria convivência com ele, com resgate e memória do grande intérprete da música brasileira que fazem entender melhor a figura carismática, generosa e prestativa que foi o “Gegê” como era mais conhecido.

Ainda relata Eli-Eri Moura que o texto de Luceni Caetano da Silva é um bravo de resistência e persistência para aqueles que atuam na chamada música de concerto.

Lançamento do livro ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

Sobre a autora
Luceni Caetano da Silva é natural de João Pessoa, Paraíba. Concluiu o curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Flauta Transversal (1985); o curso de Especialização em Artes: Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica no Ensino das Artes, em 1997; e o Doutorado em Letras, na área de Literatura e Cultura, em 2006 na UFPB.

Desde 2012, é Assessora de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. Atualmente, é Coordenadora dos Cursos de Extensão do DeMus. Tem experiência em projetos sociais, com ênfase em instrumentação. É pesquisadora da história da música e da educação musical da Paraíba.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: