header top bar

section content

VÍDEO: Em coletiva de imprensa, prefeito de Bonito presta conta das ações de combate ao coronavírus

Chico Pereira fez um balanço sobre as ações e investimentos para a saúde na sua gestão

Por Diário do Sertão

12/06/2020 às 15h04 • atualizado em 12/06/2020 às 15h12

O prefeito de Bonito de Santa Fé, Chico Pereira, realizou uma coletiva de imprensa com o portal Diário do Sertão e o Radar Sertanejo para apresentar os protocolos adotados pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para prevenção da Covid-19 e fazer um balanço das ações da saúde no município.

Na ocasião, participaram também o secretário de Saúde Andson Barbosa e o coordenador da Vigilância Epidemiológica Leandro Oliveira.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica iniciou a coletiva ressaltando as ações que o município, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, vem realizando em combate e prevenção ao COVID-19: teste rápido em casos suspeitos ; abordagem e acompanhamento de viajantes que adentram no município; lançamento diário do Boletim Epidemiológico; e barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Ressaltou ainda como estão sendo realizados os atendimentos, visitas domiciliares e entrega de medicamentos.

O secretário Andson Barbosa explicou como as ações são realizadas através do Plano de Contingência Municipal, baseado nos protocolos do Ministério da Saúde, e deu continuidade abordando demais ações: aquisição de bombas intercostais para desinfecção dos principais locais, que contém o maior fluxo de pessoas; capacitação dos profissionais; mudanças no fluxo de atendimento nos serviços; restrições para os comércios; explicação de como as testagens rápidas são realizadas nos casos suspeitos; atendimento e assistência em casos de outras doenças; escala médica completa no município; destinação dos recursos adquiridos para combate ao coronavírus; e novos serviços e equipamentos implantados no Hospital Municipal. O secretário falou ainda sobre como todas estas ações influenciam de forma positiva para o município, que não contabiliza, até o momento, nenhum caso confirmado.

VEJA TAMBÉM

Prefeito Chico Pereira inicia obras de recuperação de estradas vicinais em Bonito de Santa 

Prefeito Chico Pereira (no centro) fala sobre ações de saúde em Bonito de Santa Fé

O prefeito Chico Pereira fez um balanço sobre as ações e investimentos para a saúde na sua gestão, onde destaca que mesmo diante das dificuldades, tem conseguido fazer com que todos os órgãos da administração pública funcionem de forma regular.

Durante sua gestão foi realizada a ampliação das UBS’s Central e do Distrito de Viana; instalação de duas UBS’s (Casas Populares e Jardim das Neves) e construção de muros nas mesmas; ampliação da academia de saúde; está sendo realizada a reforma do Hospital Municipal, que receberá a instalação de um Laboratório de Análises Clínicas, Clínica de Fisioterapia, Sala de Acolhimento e Sala de Estabilização; substituição de dois consultórios odontológicos; instalação do prontuário eletrônico; aquisição de uma van minibus; duas ambulâncias para o Hospital Municipal; carro para a Vigilância Sanitária; carros de pequeno porte; destinação de uma ambulância para a comunidade da Piedade, uma para a Vila São Luís e outra para o Distrito de Viana; e implantação do Programa Melhor em Casa.

O prefeito Chico Pereira fez um apelo à população bonitense sobre a prevenção do novo coronavírus no município: “Especificamente para o nosso povo, queria deixar como mensagem o pedido que seja respeitado o decreto. Que as pessoas, quando saírem de casa, procurem usar máscara permanentemente. Vamos obedecer ao distanciamento social, e se tiver os sintomas do coronavírus, que respeite o isolamento social”, disse o prefeito, que ainda ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de saúde para contribuição de não haver registro de caso confirmado no município.

NOTA SOBRE SUPOSTO CASO CONFIRMADO NO MUNICÍPIO DE ACORDO COM O BOLETIM DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: