header top bar

section content

VÍDEO: Bispo de Cajazeiras celebra 25 anos de ordenação sacerdotal com missa solene em Olinda-PE

Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, parabenizou Dom Francisco de Sales pelo trabalho à frente da Diocese de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

13/11/2020 às 15h49 • atualizado em 13/11/2020 às 17h24

A celebração de ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal de Dom Francisco de Sales Alencar Batista, bispo diocesano de Cajazeiras, aconteceu na noite desta quinta-feira (12), no Santuário do Carmo, em Olinda, Pernambuco.

A missa foi prestigiada por religiosos da Ordem do Carmo e vários fiéis. Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, parabenizou Dom Francisco pelos anos de serviços à Igreja.

“Dom Sales tem uma história bonita nesses 25 anos de missão presbiteral como religioso carmelitano, a tal ponto que ele sempre foi uma pessoa destacada. Está fazendo um bem enorme na Diocese de Cajazeiras e no Regional Nordeste II”, frisou o arcebispo.

Dom Francisco de Sales foi nomeado bispo da Diocese de Cajazeiras pelo Papa Francisco no dia 08 de junho de 2016. Sua ordenação episcopal foi no dia 14 de agosto de 2016 pela imposição das mãos de Dom Antônio Muniz Fernandes. Seu lema episcopal é: “Como aquele que serve”. Ao final da missa, ele agradeceu pelo carinho dos fiéis e explicou por que a celebração não ocorreu na Diocese de Cajazeiras.

“Já que a gente não pode levar as pessoas a Cajazeiras nesse tempo de pandemia, então a gente se encontra com aqueles que fazem parte do nosso ministério sacerdotal, porque mais da metade foram vividos aqui na Arquidiocese de Olinda. em vários serviços que a gente assumiu, sobretudo na Basílica do Carmo, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Jaboatão dos Guararapes”.

Essa foi a primeira Missa em ação de graças pelo aniversário de ordenação presbiteral de Dom Francisco de Sales. No dia 25 de novembro, dia em que de fato o bispo completa 25 anos de ordenação sacerdotal, será celebrada uma Missa solene na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras.

VEJA TAMBÉM

Bispo da Diocese de Cajazeiras planta muda de árvore em frente à Catedral N. S. da Piedade

Bispo Dom Francisco de Sales (centro) é cumprimentado pelo arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido

BIOGRAFIA

Dom Francisco de Sales Alencar batista nasceu em Araripina/PE no dia 17 de abril de 1968, filho de Jacob Alves Batista e Francisca Noêmia de Alencar Batista. Seguiu seus estudos fundamentais em sua cidade natal até o início da faculdade de história, interrompida para ingressar na Ordem do Carmo na Província Carmelitana Pernambucana em 1986. Em Araripina cresceu inserido na vida da comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição onde fez seu discernimento vocacional.

Em 1987 ingressou no noviciado Carmelita em Camocim de São Felix/PE e fez sua primeira profissão no dia 24 de janeiro de 1988 (Memória Litúrgica de São Francisco de Sales). Curou Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia em Curitiba e no Instituto Salesiano de Filosofia em Recife. Cursou Teologia no MiltownInstitute em Dublin – Irlanda e foi ordenado Diácono em dezembro de 1994.

Retornando ao Brasil, exerceu o diaconato a serviço da Igreja na Basílica do Carmo em Recife e nas Paróquias de Piedade e Cajueiro Seco na Província Carmelitana Pernambucana. Foi ordenado Sacerdote no dia 25 de novembro de 1995 por Dom Frei Paulo Cardoso, O. Carm; na cidade de Araripina na Solenidade de Cristo Rei.

Na Província Carmelitana Pernambucana, exerceu os ofícios de: Reitor da Basílica do Carmo em Recife; Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade; Formador do Juniorato; Prior do Convento do Carmo de Goiana, Secretário Provincial; Conselheiro Provincial e Prior Provincial por 06 anos de janeiro de 2005 a janeiro de 2011. Em 2011 foi transferido para Roma onde por 3 anos exerceu o oficio de Vice Prior do Centro Internacional Santo Alberto. Em janeiro de 2014 obteve a Licença em Teologia Espiritual pelo Instituto de Espiritualidade Teresianum. Foi Secretário Geral da Ordem do Carmo, presidiu a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e foi membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: