Prefeitura de Sousa e SEBRAE discutem estratégias para potencializar turismo
O projeto visa integrar as regiões e assim explorar as potencialidades locais.
Quais as potencialidades turísticas de Sousa? Como melhorar os pontos turísticos para atrair mais turistas? Esses e outros questionamentos foram discutidos numa reunião e visita técnica realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro entre SEBRAE (CE) e a Secretaria de Turismo. O projeto visa integrar as regiões e assim explorar as potencialidades locais.
Foi o primeiro encontro realizado pelo grupo de trabalho que vai desenvolver um projeto que terá o objetivo de potencializar o turismo de Sousa. Na ocasião a equipe visitou o Vale dos Dinossauros e o Serrote do Letreiro.
Participaram da reunião e visita técnica a Coordenadora Nacional do SEBRAE, Tânia Brizolla, o Diretor da Superintendência do SEBARE/Ceará Joaquim Cartaxo Filho, João Bosco Gerente do SEBRAE/Sousa.
O Diretor Superintendente do SEBRAE do Ceará, Joaquim Cartaxo Filho responsável pelo Geoparque do Araripe esteve presente na visita técnica e destacou que os atrativos turísticos do município, são muitos, só é preciso potencializar. “O objetivo da visita é a elaboração de um projeto do SEBRAE interestadual, integrando a Paraíba e o Ceará. Vejo o Vale dos Dinossauros como um grande potencial, para isso é preciso que ele vire um geoparque”, ressaltou.
“Tivemos uma grande oportunidade de estar junto com a equipe SEBRAE do Ceará que trabalha com o geossítios no Araripe para trocarmos informações e experiências. Através da visita técnica, ficou claro o potencial turístico de Sousa e região. O SEBRAE nacional está juntando os dois estados, Paraíba e o Ceará para trabalhar este setor,” ressaltou João Bosco gerente do SEBRAE/Sousa.
O Turismo tem sido importante na atração de populações, tendo em vista as múltiplas possibilidades de investimento, a geração de renda e de emprego. Esse quadro tem favorecido a dinamização e ampliação de diversas atividades, tais como: o setor de transportes, além de aumentar a arrecadação de impostos e ampliação do mercado formal e informal de trabalho.
O Geoparque é uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques (GGN), sob os auspícios da UNESCO a uma área onde sítios do patrimônio geológico (geossítios) representam parte de um conceito notável de proteção (geoconservação), educação (geoeducação) e desenvolvimento sustentável (geoturismo) e desenvolvimento territorial).
Um geossítio é caracterizado por um local de relevância nos seguintes aspectos: geológico (formação estratigráfica/ rochas), paleontológico (fósseis), cultural (manifestações diversas das comunidades que o compõe) e histórico ( historia de um povo e de sua terra). A implantação dos geoparques, embora recente, tem apresentado notáveis experiências de desenvolvimento regional sustentável, em todo o mundo.
O credenciamento da UNESCO propicia significados vinculados à proteção do patrimônio, meio ambiente e paisagem, como desenvolvimento da ciência e tecnologia, incremento aos sistemas de produção do conhecimento e cultura como ainda perspectivas de estruturação do território, fortalecimento da atividade econômica e notadamente incremento dos negócios do turismo e das escolas de produção local.
Decom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário