header top bar

section content

VÍDEO: Diretor do HRC pede garantia de atendimento nas UBS após UPA ser reservada para casos de Covid

Em pacto firmado com Governo do Estado, município de Cajazeiras promete reservar uma Unidade Básica de Saúde para atender pacientes de domingo a domingo

Por Jocivan Pinheiro

12/03/2021 às 17h07 • atualizado em 12/03/2021 às 17h11

Diante do momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras vai atender somente pacientes com sintomas da Covid-19. Com isso, pacientes ambulatoriais deverão receber atendimento nas unidades básicas de saúde e hospitais municipais.

O diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, Manoel Telamon, ressaltou que “levando em consideração esse aumento gritante que nós estamos passando aqui, não só em Cajazeiras, mas em toda a região, se entendeu que isso era o melhor”.

Em pacto firmado com o Estado, o município de Cajazeiras prometeu reservar uma Unidade Básica de Saúde para atender pacientes de domingo a domingo, até as 22 horas, para desafogar a UPA.

O diretor do Hospital Regional de Cajazeiras espera que os municípios cumpram com o acordo para que o HRC não fique sobrecarregado de pacientes que não são das categorias Amarelo e Vermelho (média e alta complexidade).

VEJA TAMBÉM

UPA de Cajazeiras começa a atender exclusivamente pacientes com Covid-19, diz Geraldo Medeiros

UPA de Cajazeiras

“A princípio, o paciente precisa ter a garantia de que vai ser atendido lá. O município está dizendo que vai haver, sim, esse atendimento, que não vai haver problema durante esse processo, nem vai haver quebra no fluxo. Mas a gente deixa claro: o Hospital Regional atenderá o paciente, porém existe uma vírgula aí. A gente não tem hoje condição de fazer uma execução como, por exemplo, era a oito anos atrás, quando o Hospital Regional recebia toda a demanda aqui”, alertou o diretor.

“Se mantivermnos esse processo, passaremos por essa crise da melhor maneira possível. Isso precisa ser definido e precisa também ser pontualmente realizado, porque se não for feito dessa forma, o hospital vai não só ter a dificuldade do Covid, mas também vai colapsar na parte clínica”, completou Manoel Telamon.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: