header top bar

section content

VÍDEO: Após acordo, Dra. Paula anuncia que todas as UBS de Cajazeiras devem atender casos pediátricos

A deputada estadual falou sobre a reunião que teve com o secretário executivo de Saúde do Governo do Estado e o diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM)

Por Jocivan Pinheiro

11/05/2022 às 16h59 • atualizado em 11/05/2022 às 17h14

Durante participação no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (11), a deputada estadual Dra. Paula Francinete falou sobre a reunião que teve com o secretário executivo de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, e com o diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM), Bruno Leandro de Souza, para deliberar uma solução para os atendimentos pediátricos na rede pública de saúde de Cajazeiras e região, já que o pronto atendimento do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) foi interditado eticamente pelo CRM.

No encontro houve duas confirmações importantes: a primeira é que os atendimentos de média e alta complexidade ficarão por conta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que faz parte da rede estadual. A segunda medida é que o Município de Cajazeiras deliberou para que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendam crianças em casos de menor complexidade. Se for necessário internamento, a UPA e as UBS devem encaminhar o caso para o HUJB.

“Médico tem que ser generalista, médico não pode dizer ‘eu só atendo criança ou só atendo ginecologia, obstetrícia, neurologia. Quando uma criança está precisando dos primeiros socorros, tem que ser atendida. E se for necessário internamento, essa criança tem que se dirigir para o HUJB, encaminhada pela UPA, pela UBS, pelo HRC. Ficou acordado dessa forma”, disse a deputada.

“A solução da saúde pediátrica da cidade de Cajazeiras e da região está resolvida. Chegamos a um consenso da melhor forma possível. Eu acredito, sim, que os três poderes juntos chegamos a importância de dizer: vida é prioridade, vida de criança não podemos negligenciar”, completou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: