header top bar

section content

Datafolha: Lula mantém 50% das intenções de voto, Bolsonaro segue com 36% e Tebet ultrapassa Ciro

Encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2)

Por Portal Diário

01/10/2022 às 18h25

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Saiu na tarde deste sábado (01) o resultado da mais recente pesquisa Datafolha e não houve alteração com relação à pesquisa anterior na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, a candidata Simone Tebet (MDB) pela primeira vez ultrapassou Ciro Gomes (PDT).

Segundo a coleta do Datafolha, Lula permanece com 50% das intenções de votos válidos e Bolsonaro (PL) se manteve com 36%.

Encomendada pela Globo e o jornal Folha de S.Paulo, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno das eleições, que acontece neste domingo (2).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, por isso existe a chance da eleição ser definida no 1º turno em favor de Lula.

Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

  • Lula (PT): 50%
  • Jair Bolsonaro (PL): 36%
  • Simone Tebet (MDB): 6%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • uSoraya Thronicke (União Brasil): 1%

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: