header top bar

section content

Polícia Federal faz as primeiras prisões de suspeitos de desvio de verba do “orçamento secreto”

"Orçamento secreto" é o esquema pelo qual, em troca de apoio no Congresso, o governo Jair Bolsonaro direciona verbas públicas para atender deputados e senadores sem que eles sejam identificados

Por Portal Diário

14/10/2022 às 15h23 • atualizado em 14/10/2022 às 15h25

PF prende dois suspeitos de desvio de verbas do orçamento secreto no Maranhão (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (14) os primeiros investigados por crimes relacionados ao “orçamento secreto”, o esquema pelo qual, em troca de apoio no Congresso, o governo Jair Bolsonaro direciona verbas públicas para atender deputados e senadores sem que eles sejam identificados.

Os dois presos são suspeitos de atuar em uma ampla rede criminosa envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do Maranhão.

Segundo uma reportagem investigativa da Revista Piauí, as prefeituras registravam atendimentos médicos e consultas que nunca existiram e enchiam o cofre com dinheiro vindo de emendas parlamentares do “orçamento secreto”.

A operação da PF, autorizada pela Justiça Federal no Maranhão, investiga fraudes no SUS e contratos irregulares de secretarias municipais de Saúde.

O nome da operação é “Quebra Ossos”, referência a um dos tipos de exames fantasmas registrados por uma das prefeituras investigadas no Maranhão, as radiografias de dedo de mão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: