header top bar

section content

VÍDEO: Helder Carvalho prevê redução do racionamento de água em Sousa até o fim do ano

O prefeito afirmou que ações como instalação de hidrômetros, campanhas de conscientização e novos investimentos devem melhorar abastecimento na cidade

Por Luiz Adriano

19/06/2025 às 11h18

Em entrevista ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM, conduzido pelos radialistas Levi Dantas, Leonardo Alves e Paulo Ramon, e retransmitido pela TV Diário do Sertão, o prefeito de Sousa, Helder Carvalho (PSB), afirmou acreditar que o racionamento de água na cidade será significativamente reduzido até o final de 2025.

De acordo com o gestor, o direcionamento para resolver o problema já foi dado, com o Município optando por manter a gestão do abastecimento com o Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (DAESA). “Eu disse que em seis meses eu daria um direcionamento, e o direcionamento foi dado, nós vamos ficar com o DAESA”, declarou o gestor ao explicar que o problema existe e a resolução se resume na questão de medir o consumo para poder controlar o abastecimento de água.

Entre as principais medidas adotadas estão a instalação de hidrômetros — dos 5 mil adquiridos, 500 já foram colocados, começando pelos bairros com maior consumo, como Jardins e Gato Preto — e campanhas de conscientização sobre o uso racional da água. A Prefeitura também anunciou a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Núcleo 2, que, segundo o prefeito, “vai injetar uma quantidade significativa de água que possibilitará rever os dias de racionamento”.

Prefeito Helder no programa Cidade Notícia – Fotos: Saullo Dannylck/Secom/PMS

Helder destacou ainda que o consumo excessivo, especialmente por meio de cisternas com capacidade para armazenar entre 8 e 20 mil litros, tem prejudicado a distribuição equitativa.

“A intenção é controlar. Nós vamos conseguir resolver, as ações já estão sendo feitas como esta da campanha, como esta questão da implantação dos hidrômetros. É medir para todo mundo ter o direito, inclusive protegendo as pessoas mais simples, que dentro da lei criada do DAESA são acobertadas pela lei não pagar”, explicou.

Na última quinta-feira, o superintendente do DAESA, Inojosa Neto, participou de uma entrevista e, segundo o prefeito, não houve nenhuma queixa relacionada à falta de água. “Isso mostra que o trabalho está surtindo efeito”, comentou, citando ainda o relato de um morador do Alto do Cruzeiro que, após 15 anos, conseguiu tomar banho com a água da rua pela primeira vez.

“Eu acredito piamente que até o final do ano esteja sanado o abastecimento d’água em Sousa. A nossa meta é que, ainda este ano, o racionamento passe a ocorrer em apenas quatro ou cinco dias por semana, e que esse número vá diminuindo gradualmente”, concluiu o prefeito.


MAIS FOTOS DA ENTREVISTA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: