header top bar

section content

VÍDEO: Após diálogo com Comitê, ribeirinhos de Boqueirão suspendem protesto e marcam reunião com a ANA

Ricardo Ramalho, presidente do Comitê de Bacia, confirmou a reunião e destacou que o principal objetivo é regularizar todos os usuários do Açude Engenheiro Avidos, inserindo-os formalmente no processo de alocação negociada de água

Por Luiz Adriano

14/11/2025 às 18h17 • atualizado em 14/11/2025 às 18h22

Ribeirinhos, agricultores e pescadores que dependem do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), no Alto Sertão da Paraíba, decidiram suspender o protesto que estava marcado para esta sexta-feira (15), quando pretendiam bloquear a BR-230. A decisão ocorreu após uma ligação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Ricardo Ramalho Lins, que propôs a realização de uma reunião direta com os usuários do reservatório.

O encontro foi agendado para terça-feira, dia 18 de novembro, às 10h da manhã, em um parque de vaquejada, o FC Park Show, que fica no sítio Timbaúba, município de São José de Piranhas, próximo à residência de Titico (Francisco Vieira), que tem liderado as mobilizações.

Cancelamento do protesto – Em entrevista ao programa Olho Vivo, Titico explicou que tudo já estava organizado para um novo ato, incluindo o fechamento da BR-230, mas a manifestação foi cancelada após o compromisso firmado com o Comitê de Bacia.

Segundo ele, os ribeirinhos esperam esclarecimentos sobre a liberação de água do Boqueirão, que — de acordo com os moradores — vem recebendo 9 mil litros por segundo, mas liberando 11,5 mil litros por segundo para outros reservatórios.

Titico afirmou que a reunião será importante para que usuários possam regularizar seu consumo e ter acesso à outorga de uso da água: “Vai ser importante porque muita gente vai se regularizar para pagar a outorga. Pedimos que levem toda a documentação necessária.”

Ele reforçou que a decisão de suspender o protesto demonstra abertura ao diálogo e convidou todos os ribeirinhos e usuários do sistema para participarem do encontro.

Crítica – Titico lamentou a ausência de representantes políticos locais nas discussões hídricas: “Para falar a verdade, a gente não tem representante político na nossa região. Se tivesse algum deputado ou senador envolvido, seria diferente. Mas acredito que, com essa reunião, possamos ter uma conversa positiva.”

Ricardo Ramalho

Ricardo Ramalho, presidente do Comitê de Bacia, confirmou a reunião e destacou que o principal objetivo é regularizar todos os usuários do Açude Engenheiro Avidos, inserindo-os formalmente no processo de alocação negociada de água.

Ele explicou que conversou com a Agência Nacional de Águas (ANA), que enviará uma equipe ao encontro: “A ANA disponibilizou uma equipe para coletar a documentação dos usuários. A partir de então, eles passarão a ser regularizados, efetivadas suas outorgas e integrando o balanço hídrico do reservatório.”

O encontro também contará com o setor de Regulação da ANA, que fará uma explanação técnica sobre:

  • funcionamento da alocação negociada;
  • situação atual dos reservatórios Engenheiro Avidos e São Gonçalo;
  • prognósticos diante da escassez hídrica e das incertezas para 2026.

Ricardo reforçou que a regularização é essencial para garantir segurança hídrica: “A gente precisa da união de todos os ribeirinhos para garantir segurança hídrica para a próxima locação, de 2026 e 2027.”

Ele destacou que hoje não se sabe exatamente quantos usuários captam água nem qual a demanda total, e que isso precisa ser corrigido: “A água é um bem público. Ninguém pode se apropriar dela sem autorização legal. Com a outorga, o usuário passa a integrar o balanço hídrico e todas as decisões passam a considerar sua realidade.”

Para participar da regularização, os moradores devem levar para a reunião:

  • Documento de identificação (RG/CPF);
  • Conta de energia elétrica, para comprovar o consumo da bomba de irrigação ou de abastecimento.

Ricardo concluiu reforçando que o diálogo é o caminho: “O melhor caminho é a conversa. Unindo forças, vamos encontrar soluções para essa problemática.”

Protestos

Ribeirinhos, pescadores e agricultores que dependem do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) realizaram um protesto na terça-feira (11), bloqueando a PB-400, nas proximidades do trecho do canal da Transposição do Rio São Francisco, no Alto Sertão da Paraíba.

O ato cobra a presença de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), AESA e DNOCS para discutirem a situação do açude, que, segundo os manifestantes, vem perdendo volume de forma acelerada devido à vazão destinada para outros reservatórios.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: