VÍDEO: Wilson Santiago diz que Ministério da Integração reconheceu gravidade da crise hídrica em Boqueirão
O parlamentar se reuniu com o ministro Waldez Góes e disse que o Ministério se comprometeu a buscar uma solução urgente. Santiago esteve em comitiva junto com o deputado estadual Chico Mendes e o prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins
Em meio à crise hídrica que atinge o Açude Engenheiro Avidos, no Alto Sertão da Paraíba, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) afirmou que o Ministério da Integração Nacional reconheceu a gravidade da situação — e se comprometeu a buscar uma solução urgente. A declaração do parlamentar foi dada durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão nesta quarta-feira (26).
“O que temos de concreto é que eu acredito que a partir de agora o próprio Ministério da Integração Nacional reconheceu a gravidade do problema e da necessidade de se ter urgentemente uma solução para este caso.”
Na terça-feira (25), Wilson Santiago esteve em audiência no Ministério, com o ministro Waldez Góes e outros integrantes da estrutura da pasta. Santiago esteve acompanhado do deputado estadual Chico Mendes (PSB) e do prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins (PSB).
LEIA TAMBÉM:
- Protesto na BR-230 em Cajazeiras interdita os dois sentidos da rodovia; PRF divulga rota alternativa
- VÍDEO: Sem solução, ribeirinhos do Boqueirão retomam protesto e anunciam bloqueio da BR-230 em Cajazeiras
- VÍDEO: Major Eugênio avalia protesto na BR-230 e diz que bloqueio é “bastante radical”
- VÍDEO: Corrinha se reúne com vereadores e reforçam apelo por solução hídrica no Açude de Boqueirão
“[Os presentes] se comprometeram, junto com todos nós, a encontrar uma solução para atender essa demanda e essa necessidade — o controle das águas do açude Engenheiro Ávidos e também a reposição das águas”. Ele destacou que, para evitar o desabastecimento e garantir subsistência às comunidades ribeirinhas, é preciso garantir “no mínimo mais 50 milhões de metros cúbicos para equilibrar essa distribuição de águas”.
Para ele, “o caso é preocupante, o ministério se convenceu disso — de tanto insistir e bater nisso, eles de fato se comprometeram em sanar essa situação”. O deputado reforçou que o objetivo é que “as águas liberadas sejam no mesmo nível das águas que entrarem na bacia de Boqueirão, de modo que todos fiquem atendidos”.
Crise se agrava enquanto espera por providências
Moradores e ribeirinhos promoveram mais um protesto nesta quarta-feira (26), com o bloqueio total da rodovia BR-230 — no km 495, próximo ao entroncamento para o distrito de Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras.
Os manifestantes, que reúnem dezenas de ribeirinhos, agricultores e pescadores, denunciam a liberação “desordenada” de água do reservatório para o canal da transposição que segue rumo ao Rio Grande do Norte, enquanto a retensão hídrica para consumo local se torna cada vez mais crítica.
Segundo os moradores, o baixo volume do açude estaria comprometendo o abastecimento humano, a irrigação de lavouras e a sobrevivência de animais.
Veja a entrevista completa com o deputado Wilson Santiago:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário