header top bar

section content

VÍDEO: Ministério da Integração nega que esteja ”esvaziando” Boqueirão de Piranhas para abastecer o RN

Segundo o órgão federal, "a água destinada ao Rio Grande do Norte apenas passa pelo sistema de reservatórios Engenheiro Avidos – São Gonçalo"

Por Diário do Sertão

27/11/2025 às 11h19 • atualizado em 27/11/2025 às 12h46

O início da entrega de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) ao Rio Grande do Norte (RN) tem gerado dúvidas na Paraíba sobre o nível do reservatório Engenheiro Avidos. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) é enfático: o PISF não está esvaziando Avidos para abastecer o RN. A água destinada ao Rio Grande do Norte apenas passa pelo sistema de reservatórios Engenheiro Avidos – São Gonçalo. Ela é liberada do próprio PISF e não utiliza o volume que já está armazenado no manancial paraibano.

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Bruno Cravo, reforça a dinâmica: “A entrega de água para o Rio Grande do Norte não está tirando a água acumulada de chuva no reservatório. Essa água pertence ao estado da Paraíba, ao sistema Engenheiro Avidos – São Gonçalo. A água entregue ao Rio Grande do Norte apenas passa pelo reservatório até chegar à divisa dos estados, ou seja, Engenheiro Avidos e São Gonçalo funcionam como um canal de passagem”.

O uso da água já armazenada nos reservatórios de Engenheiro Avidos e São Gonçalo é regulamentado por um Termo de Alocação, pactuado entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.

Além disso, Bruno Cravo também ressaltou que a entrega de água prevista para Engenheiro Avidos em 2025 era de 38,87 milhões de metros cúbicos, o que foi concluído em julho deste ano.

Apoio a ribeirinhos

Em reunião realizada no gabinete do ministro Waldez Góes, na terça-feira (25), ficou acordado que o MIDR atuará nas negociações de alocação de água com os órgãos responsáveis e colocará em prática ações emergenciais para atender os ribeirinhos que estão sendo afetados pela variação do nível do reservatório, como a construção de bebedouros para animais e suporte técnico para novas captações de água.

Participaram do encontro o senador Veneziano Vital do Rêgo, o deputado federal Mersinho Lucena, e o prefeito de João Pessoa (PB) Cícero Lucena.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: