header top bar

section content

Secretaria de Saúde de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem mordido por sagui

Conforme o boletim médico emitido pelo HU, ainda que o quadro clínico siga grave, ocorreu melhora em alguns parâmetros nas últimas 12 horas

Por Luiz Adriano

23/12/2025 às 12h13 • atualizado em 23/12/2025 às 12h14

Foto: Angélica Lúcio/HUAC

A prefeitura de Campina Grande confirmou por meio de nota, nessa segunda-feira (22), que o homem mordido por um sagui no último mês de setembro, e que encontra-se internado no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), desde o último dia 13, está acometido de Raiva Humana.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que mesmo sendo ferido pelo animal, o paciente não procurou atendimento médico no devido tempo, o que veio a agravar o caso.

Conforme relato, os sintomas surgiram no dia 10 de dezembro, ele se internou dia 13 e no dia 15 teve que ser transferido para a UTI do HUAC.

Ao dar entrada pela primeira vez na unidade hospitalar, ele apresentava agitação mental e física, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, falta de ar e queda na oxigenação do sangue.

O paciente teve que ser entubado e submetido a ventilação mecânica invasiva, devido ao quadro de insuficiência respiratória aguda associado a instabilidade neurológica.

Veja abaixo, a nota da Secretaria de Saúde de Campina Grande, na íntegra:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande informa, por meio do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que exames laboratoriais confirmaram o diagnóstico de raiva humana em paciente internado na unidade hospitalar.

Conforme o boletim médico emitido pelo hospital, ainda que o quadro clínico siga grave, ocorreu melhora em alguns parâmetros nas últimas 12 horas, sob monitorização intensiva e o acompanhamento multiprofissional contínuo, conforme as melhores práticas assistenciais em casos neurocríticos.

Os órgãos municipais de vigilância reforçam a transparência e o diálogo contínuo com esferas estadual e federal, com novas divulgações conforme a evolução do caso e investigações epidemiológicas.

Campina Grande, 22 de dezembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande
Diretoria de Vigilância em Saúde – DVS
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: