header top bar

section content

Promotor faz alerta a comunidade

Consumo de drogas está aumentando na região de Cajazeiras

Por

07/02/2010 às 23h47

“É lamentável como a dependência do consumo de drogas vem aumentando na nossa região de Cajazeiras e no sertão, pois há muitos casos de adolescentes que são dependentes químicos”, alerta o promotor de justiça da comarca de Cajazeiras, Ismael Vidal Lacerda (foto). Segundo ele infelizmente não temos na nossa região uma instituição pública que realize um tratamento com adolescentes do sexo feminino.

Providências
O promotor afirmou que foi necessário tomar uma medida extrema com relação à adolescente de 13 anos, usuária de drogas e vítima de abuso sexual, que estava perambulando pelas ruas de Cajazeiras, o que chocou toda a sociedade. “Esta jovem estava numa situação totalmente vulnerável, já por conta dessa dependência de drogas, então nós tivemos que interná-la, e o Conselho Tutelar já está acompanhando este caso”, esclareceu.

Descaso
De acordo com Ismael Vidal, todos os promotores de justiça do sertão desejam buscar um tratamento para os dependentes químicos de nossa região, entretanto eles se deparam com a dificuldade de tratar estes jovens, por não haver uma instituição pública adequada para enfrentar o problema.

CAPS
Ele também ressaltou que a maioria dos casos de dependência química são tratados no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), de cada cidade, e que em alguns casos ele consegue ajudar, mas que nos mais graves, é necessário que este procedimento seja complementado com o período de internação.

“É necessário o internamento para auxiliar os dependentes químicos, principalmente para que estes deixem de estar inseridos no ambiente onde lhes é fornecida a droga”, justificou.

Acompanhamento
Ismael afirmou que as crianças e jovens internados têm todo o acompanhamento tanto dos pais, quanto do Ministério Público e Conselho Tutelar.

RAQUEL ALEXANDRE
Da redação do Diário do Sertão
Com informações de Levi Dantas

Tags:
Recomendado pelo Google: