header top bar

section content

Secretaria de Saúde apresenta os resultados sobre o controle da Dengue no município

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem como Coordenador, Richard Luna Rodrigues apresentou recentemente os dados sobre o combate a dengue em Aurora no ano de 2009. A Campanha de Combate a Dengue no município de Aurora em 2009, apresentou os índices demonstrados no gráfico acima. Vale ressaltar, […]

Por

14/01/2010 às 18h45

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem como Coordenador, Richard Luna Rodrigues apresentou recentemente os dados sobre o combate a dengue em Aurora no ano de 2009. A Campanha de Combate a Dengue no município de Aurora em 2009, apresentou os índices demonstrados no gráfico acima. Vale ressaltar, que os índices 1,52%, 2,24% e 1,37% foram ocasionados pelo inicio do período chuvoso e o período depois das chuvas, pois os estudos revelam que são nestas épocas que acontecem os maiores índices de positividade e consequentemente os casos de dengue. Ressaltamos ainda que durante o ano de 2009, não foi diagnosticado como positivo nenhum caso de dengue em Aurora.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica notificou apenas 04 casos suspeitos de dengue, sendo 03 em abril e 01 em junho, e foram encerrados todos como negativos, segundo resultado de exame laboratorial. Segundo ainda, o Coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Richard Luna o município conseguiu atingir as metas no combate a dengue em 2009, pois o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é que seja até 1% e no gráfico mostra que durante os 1°, 5º e 6º CICLOS DE LEVANTAMENTO DE ÍNDICE, os mesmos estiveram abaixo do preconizado, e nos 2º, 3º e 4º apresenta índices acima de 1% de forma que também é aceitável pelo Ministério, pois não são acima de 3%.

 O Coordenador destaca ainda, que esses índices acima de 1% aconteceram devido ser o período das chuvas e que o município de Aurora foi o único entre os nove que fazem parte da Microrregional de Brejo Santo, que não precisou fazer combate ao mosquito com o fumacê, destaca também que no ano passado foram teladas mais de 200 caixas d’água, cistenas e tanques e que no ano de 2010 serão teladas muito mais. O Departamento de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde estão com uma grande programação para esse ano de 2010 para o combate a Dengue em Aurora, que já teve inicio com o combate dos Agentes de Endemias e se estenderá com outros eventos como palestras, realização de Dias “D” de combate a Dengue, Blitz de combate a Dengue, entre outros eventos e conta com a colaboração e participação de toda a comunidade.

Luiz Neto e João Silva, Aurora-Ce.

Tags:
Recomendado pelo Google: