header top bar

section content

Hospital Regional de Cajazeiras é credenciado pelo MEC como residência médica

Com o credenciamento, o hospital regional passará a oferecer a população, uma maior assistência, com isso deverá melhorar a qualidade da saúde da população da região sertaneja.

Por

14/08/2009 às 14h59

O Ministério da Educação e Cultura atendeu a solicitação feita pela direção da principal casa de saúde de Cajazeiras e aprovou o pedido de credenciamento para que o Hospital Regional de Cajazeiras passe a ser referência e ter residência médica.

O HRC passa a ser o primeiro hospital da rede pública no sertão da Paraíba a ter residência. Para chegar a este credenciamento, o HRC teve o aval da Comissão Nacional de Residência Medica que visitou além do hospital, todas as unidades do PSF de Cajazeiras.

O Ministério da Educação oferece, bolsas a recém-graduados em medicina em universidades federais aumentando o número de profissionais no mercado, “Hoje, a residência médica é um dos principais modelos de pós-graduação. É a hora na qual o recém-formado escolhe a especialidade e coloca em prática tudo o que aprendeu em sala de aula, qualificando-se para o mercado”, diz Antonio Fernandes, diretor do HRC.

Com o credenciamento, o hospital regional passará a oferecer a população, uma maior assistência, com isso deverá melhorar a qualidade da saúde da população da região sertaneja.

Para o diretor do HRC Antônio Fernandes, o HRC passará a ser referência nas atividades médicas, onde 10 especialistas comporão a equipe técnica, que formarão os futuros profissionais em saúde da familia.

A residência médica, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, constitui-se em modalidade de ensino de pós-graduação destinada a à especialização dos profissionais. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de médicos qualificados ética e profissionalmente.

A cidade de Cajazeiras possui um curso de medicina em atividade, na Universidade Federal de Campina Grande e o outro a ser implantado na Faculdade Santa Maria, além de vários outros cursos na área de saúde.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: