header top bar

section content

Prefeitura prepara homenagens a padre Rolim no aniversário de 146 anos de Cajazeiras

A terra que ensinou a Paraíba a ler, como é conhecida a Cajazeiras do Padre Rolim, dentro em breve completará 146 anos de emancipação. O aniversário é comemorado no dia 22 de agosto, mas a Prefeitura, através da Secretaria de Educação do município, preparou uma semana inteira de celebração, com uma programação prevista para começar […]

Por

05/08/2009 às 18h27

/A terra que ensinou a Paraíba a ler, como é conhecida a Cajazeiras do Padre Rolim, dentro em breve completará 146 anos de emancipação. O aniversário é comemorado no dia 22 de agosto, mas a Prefeitura, através da Secretaria de Educação do município, preparou uma semana inteira de celebração, com uma programação prevista para começar na segunda (17) e se estender até o domingo (22).

Localizada no extremo ocidental do estado paraibano, a origem da cidade de Cajazeiras está ligada à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829 pelo padre Inácio de Souza Rolim, no sertão nordestino. A escola conseguiu atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, em razão do referencial em educação que se tornou. Em função da grande movimentação, Cajazeiras se desenvolveu e sua história hoje explica a frase “a terra que ensinou a Paraíba a ler”.

Para homenagear a figura do padre Rolim, nascido no dia 22 de agosto de 1800, a prefeitura de Cajazeiras programou uma semana de apresentações culturais, que inclui seminários sobre o padre Rolim, até apresentações de dança e música, além de desfile e hasteamento de bandeiras.

Para o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), a celebração é importante porque reacende a história do município entre as pessoas mais maduras e ensina os mais jovens.

Programação
De acordo com a programação, as homenagens à cidade e ao padre Rolim ocorrerão em todos os períodos. Pela manhã, a programação será com as escolas. À tarde acontecerão a inauguração de obras diversas e à noite haverá apresentações culturais na praça da matriz. A programção também inclui palestras nas escolas sobre a história de emancipação de Cajazeiras durante toda a semana, entre os dias 17 e 22 de agosto. Na segunda (17) ocorrerá a abertura das celebrações com uma solenidade no Paço Municipal, com a participação de estudantes de escolas municpais, que farão o hasteamento de bandeiras.

Da redação com ASCOM

Tags:
VIXE!

VÍDEO: Vidente detalha futuro da imprensa de Cajazeiras e prevê mortes: “Não chega às festas juninas”

É DO SERTÃO!

Cantores mirins do Vale do Piancó estão fazendo sucesso e bombando em vários estados brasileiros

PROBLEMA GRAVE

VÍDEO: No Xeque-Mate, voluntários debatem sobre maus tratos e abandono de animais em Cajazeiras

SANTO PADROEIRO

VÍDEO: Padre anuncia programação da festa de Dom Bosco em Cajazeiras; festival de música é confirmado