header top bar

section content

Leilões de imóveis são alternativa para adquirir a casa própria até 40% abaixo do preço

Receita Federal e bancos como Caixa, Santander e Bradesco costumam levar imóveis apreendidos a leilão com descontos muito significativos

Por Agência Digital Emarket

04/03/2020 às 17h11 • atualizado em 04/03/2020 às 17h18

Leilões de imóveis são alternativa para adquirir a casa própria

Enquanto a economia brasileira ensaia uma retomada tímida, com o PIB do Brasil crescendo 1,1% em 2019, a população segue em busca de alternativas para economizar na hora das compras. Quando se trata de investimentos altos, como imóveis, os leilões despontam como uma opção para comprar todo tipo de imóvel abaixo do preço do mercado e financiamento atrativo.

Além da economia, outra vantagem dessa modalidade de compra é a praticidade e rapidez. Com apenas alguns cliques, é possível pesquisar, financiar e até mesmo tirar do papel o sonho da casa própria com segurança, e o melhor: sem sair de casa. Bancos como o Santander, Itaú Unibanco e Bradesco estão entre os que costumam levar imóveis de inadimplentes à leilão – outra opção são os imóveis apreendidos pela Justiça e leiloados pelo Governo Federal nos sites de leilão.

Os leilões online são uma oportunidade para que participantes de qualquer lugar do país e do mundo adquiram sua nova moradia ou um novo investimento econômico. É possível acompanhar em tempo real os lances e conferir os detalhes dos imóveis, como fotos e localização, exclusivamente nos respectivos sites.

Leilões que ocorreram em fevereiro: ano já começa com ofertas

Entre os leilões que já começaram aquecendo o mercado de imóveis em 2020, destaque para os ocorridos em fevereiro, como o leilão judicial unificado promovido pela Justiça Federal em Sergipe (JFSE). Abrangendo lotes oriundos da 2ª, 4ª, 8ª e 9ª Varas Federais, no Fórum Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre os bens ofertados estavam fazendas, sítios, prédios comerciais e residenciais, terrenos, veículos automotores e apartamentos.

O primeiro leilão, do dia 11 de fevereiro, começou com lances iguais ou superiores ao valor da avaliação dos imóveis, como regra geral. Já no dia 18 de fevereiro, os lances foram por qualquer preço, sem considerar os preços vis de acordo com os critérios definidos por cada unidade jurisdicional. A variedade de opções e ofertas nos leilões judiciais e dos sites de leilão aumenta as chances de adquirir um imóvel por preço acessível e abaixo do mercado.

Ainda em fevereiro, o banco Santander realizou, no dia 19, o leilão de mais de 70 imóveis por meio de um site de leilões. Na ocasião, era possível encontrar casa em Pernambuco a partir de R$ 43,3 mil, e até um mesmo um lote em São Paulo que estava com desconto que passava dos 40%. O Itaú Unibanco também leiloou outros 25 imóveis no segundo mês de 2020, entre eles, conjuntos comerciais na zona sul de SP e apartamentos duplex.

Anote na agenda: sites de leilão promovem ofertas em março
Boas notícias para quem deseja sair do aluguel ou adquirir um imóvel gastando pouco: em março, os sites de leilão de imóveis estão com oportunidades atrativas aos futuros proprietários. Só a Caixa Econômica irá levar 40 imóveis a leilão. Segundo os organizadores, é possível arrematar propriedades a partir de R$ 29.799,41.

Localizados em mais de 40 cidades de todo o Estado de São Paulo, os imóveis estão inclusive na capital e o valor dos bens promete ser bem abaixo do preço de mercado.

Dicas para uma compra segura em sites de leilão

O segredo das boas ofertas é pesquisar e manter-se atualizado com as novidades disponibilizadas nos portais do segmento, sempre acompanhando os lances e imóveis para não perder oportunidades únicas. Além disso, especialistas indicam também que os participantes sempre leiam o edital de venda dos leilões online, com informações importantes sobre o imóvel, como se ele está desocupado ou não, bem como tamanho, valor, local, além de dados sobre um possível financiamento parcial.

Outra dica é que o comprador conheça os arredores do local do imóvel, caso seja possível. Marcar uma visita, caso seja possível ou fazer uma boa pesquisa sobre as restrições de zoneamento e localização também ajudam o comprador a ter uma visão geral da oportunidade e do valor certo de mercado do empreendimento. Dívidas com IPTU, taxas de lixo e com condomínio também devem ser verificadas antes de fechar negócio. Assim, fica mais fácil economizar com segurança e praticidade, principal objetivo dos leilões online.

Por Agência Digital Emarket

Tags:
Recomendado pelo Google: