header top bar

section content

Artesã promove oficina de panelinha de barro para crianças durante o fim de semana, em João Pessoa

Evento, realizado pelo Sebrae Paraíba e Governo do Estado nos shoppings Manaíra e Mangabeira, segue com programação de oficinas e venda de produtos até o domingo

Por Portal Diário com Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

14/10/2021 às 12h05 • atualizado em 18/10/2021 às 16h21

(Foto: divulgação - Assessoria de Imprensa - Sebrae/PB).

O Dia das Crianças foi comemorado na última terça-feira (12), mas ainda dá tempo de presentear a criançada com presentes feitos por artesãos paraibanos. É que o Festival Paraibano de Brinquedos Populares, promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a iniciativa privada, segue com exposição de produtos e programação gratuita voltada a crianças até o próximo domingo (17). Neste fim de semana, por exemplo, as crianças terão a oportunidade de aprender a fazer panelinha de barro durante uma oficina.

De acordo com a artesã Maria José Rodrigues Pereira, responsável por ministrar a oficina, não há limite de idade participar. “É uma oficina para a criança pôr a mão na massa e brincar com o barro. Para quem quiser levar para casa, eu faço alguns ajustes e a criança pinta a panelinha. Muitas ficam interessadas porque nunca tiveram a oportunidade de brincar com o barro. Estou gostando bastante da experiência de fazer a oficina, principalmente por voltar à ativa depois desse tempo parada por causa da pandemia”, afirmou a artesã, que trabalha com peças decorativas e utilitárias.

VEJA TAMBÉM

Beleza e marketing de influência serão debatidos durante webinário gratuito promovido pelo Sebrae-PB

(Foto: divulgação – Assessoria de Imprensa – Sebrae/PB).

A oficina, que é ministrada gratuitamente, será realizada no horário das 14h às 15h, tanto no sábado (16) quanto no domingo (17), no Shopping Manaíra. A programação do fim de semana inclui, também, oficina de pintura e massa de modelar e apresentação do teatro Boca de Cena, no sábado, e oficinas crie e brinque, de bilboquê e de pintura e massa de modelar no domingo. Já no período das 10h às 17h, produtos como carrinhos de madeira, petecas, peões, bonecas de pano e pregobol seguem sendo expostos tanto no shopping Manaíra quanto no Mangabeira.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, a parceria firmada entre a instituição e o Governo do Estado para a realização do festival vem marcar a retomada dos eventos presenciais para um segmento que foi amplamente impactado com as restrições impostas pela Covid-19. “Assim, pudemos oportunizar aos artesãos espaços privilegiados onde eles puderam voltar a acessar o mercado e se reaproximar da sociedade e de seus potenciais clientes”, frisou.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodrigues, comentou sobre a preservação da cultura através de ações como o festival. “Resgatar e estimular o uso de brinquedos populares por nossas crianças é um ato de cidadania, já que preserva a cultura do nosso estado e gera renda para o artesão. É uma semente que se planta para que as futuras gerações enalteçam as nossas raízes”, comentou.

(Foto: divulgação – Assessoria de Imprensa – Sebrae/PB).

O evento

O Festival Paraibano de Brinquedos Populares tem por objetivo preservar o folclore paraibano ligado ao universo lúdico infantil popular, por meio de brincadeiras, oficinas e contação de histórias. Além da exposição e comercialização dos brinquedos, o evento conta, ainda, com a exposição de livros infantis das escritoras Janete Lins, Simone Bandeira e Messina Palmeira.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: