header top bar

section content

Semana Global de Empreendedorismo: Paraíba já contabiliza mais de 38 mil novos registros de MEI em 2021

Levantamento realizado pelo Sebrae, também indica que as atividades mais procuradas estão relacionadas aos setores de moda, alimentação e beleza

Por Portal Diário com Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

11/11/2021 às 19h44 • atualizado em 11/11/2021 às 19h45

(Imagem ilustrativa - reprodução/internet).

Principal porta de entrada para quem deseja abrir ou formalizar o próprio negócio, a categoria do microempreendedor individual (MEI) segue em expansão na Paraíba. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae, que identificou a abertura de 38.899 novos registros no estado entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Ainda conforme os dados, as atividades mais procuradas estão relacionadas com os setores de alimentação, moda e beleza.

Elaborado a partir de dados da Receita Federal e divulgado durante a programação da Semana Global de Empreendedorismo, o levantamento do Sebrae Paraíba indica que o número de novos MEIs abertos no estado entre os meses de janeiro e outubro deste ano é 37,8% maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 28.223 novos registros.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Pesquisa aponta que 41% dos empreendedores de Cajazeiras pretendem abrir novas vagas de trabalho

Já em relação ao ranking das atividades mais procuradas pelos empreendedores, o levantamento aponta o comércio varejista do vestuário e acessórios como a que recebeu o maior número de registros, 2.702, entre janeiro e outubro deste ano. Em seguida, aparecem as atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure (1.668), promoção de vendas (1.535), minimercados, mercearias e armazéns (1.483), comércio varejista de bebidas (1.342) e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar (1.159).

Quanto aos municípios paraibanos que registraram o maior número de novos MEIs formalizados, a capital, João Pessoa, aparece em primeiro lugar no ranking, com 14.135 registros. Já Campina Grande contabiliza 5.544 novos MEIs, seguida por Patos, com 1.517 registros, Santa Rita, com 1.444, e Bayeux, que registrou a abertura de 1.061 novos MEIs.

Com apenas 25 anos e em sua primeira experiência no mundo dos negócios, José Luiz Vigó é um desses novos MEIs que se formalizaram em 2021 na Paraíba. Ao unir uma oportunidade e o seu interesse pelo tema, ele criou a Azimut, sua própria marca de gin, em João Pessoa. “Minha família sempre foi apaixonada por destilados como cachaça e rum. Diante dessa paixão familiar, aliada ao meu desejo de empreender, isso me fez sonhar em um dia ter a minha própria marca de bebida destilada”, recorda o empreendedor, que se encantou por esse universo ao frequentar, junto com a família, o engenho de seu padrinho.

Apesar desse interesse inicial, a preocupação com possíveis burocracias fez com que José Luiz retardasse o seu desejo. “Naturalmente, o empresário é muito solitário no início de sua jornada, é apenas ele e sua ideia. Posso afirmar que durante o curso on-line que fiz sobre bebidas, senti na pele a dificuldade de tentar empreender informalmente. Por muitas vezes, tentei orçar com possíveis fornecedores, que ao me indagarem sobre meu CNPJ, inscrição estadual e afins, por eu não possuir, muitas vezes a negociação nem evoluía. Dessa forma, procurei o Sebrae para ter informações sobre como formalizar minha empresa como MEI e fui orientado sobre todo o procedimento e os benefícios que isso traria para o José Luiz Vigó como pessoa física e jurídica”, destacou o empresário. “Ser MEI hoje no Brasil é um grande privilégio para o pequeno empreendedor, visto a baixa contribuição que fazemos mensalmente, por meio da compilação de todos os tributos através do DAS”, acrescentou José Luiz Vigó.

Por sua vez, o analista técnico do Sebrae Paraíba, Antônio Neto, ressaltou que essa expansão da categoria do MEI é uma tendência nacional. “O microempreendedor individual é o porte empresarial de maior volume, tanto no Brasil quanto na Paraíba. A facilidade de constituir um MEI, o acesso à seguridade social, bem como a reduzida carga tributária fazem da categoria a primeira opção de empreender de muitas pessoas. Além disso, a retomada da atividade econômica atrelada à vacinação da população tem gerado oportunidades de negócios em diversos segmentos”, explicou o analista, ao enfatizar que essa dinâmica de expansão contribui para a geração de emprego e renda, incentivando um ciclo virtuoso para a economia.

Semana Global – A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no mundo. Coordenada no Brasil pelo Sebrae, a iniciativa, a maior do mundo na área de empreendedorismo, conta com diversas programações, organizadas por instituições públicas e privadas.

Em 2021, a Semana Global está ocorrendo entre os dias 8 e 14 de novembro, abordando o tema “Empreendedorismo e inclusão no pós-pandemia”. Só na Paraíba, mais de 50 eventos estão sendo realizados, destacando a importância econômica e social do empreendedorismo para o processo de retomada econômica. Para mais informações sobre a programação de cada estado, os interessados devem acessar o endereço https://www.empreendedorismo.org.br/.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: