header top bar

section content

Sousense Luiz Torres Cacau é homenageado com Medalha Augusto dos Anjos pela Assembleia Legislativa da Paraíba

A homenagem foi proposta pelo deputado Michel Henrique, que fez a entrega da comenda em mãos ao artista em uma solenidade durante Sessão Especial realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa

Por Priscila Tavares

29/09/2025 às 19h08

O ator, encenador, produtor e ativista cultural paraibano Luiz Torres Cacau foi homenageado com a Medalha Augusto dos Anjos, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A solenidade ocorreu durante uma Sessão Especial realizada na última quinta-feira, 25 de setembro, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa, município natal do artista.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Michel Henrique, que efetuou a entrega da comenda. O parlamentar destacou a importância de valorizar as personalidades que se dedicam à cultura local.

“Sempre que visitamos as localidades buscamos prestigiar e dar mérito aos artistas que representam a cultura da Paraíba. O Luiz Cacau é um artista muito celebrado e conclamado aqui na região. Nada mais justo que prestar essa homenagem a um sousense que engrandece a cidade de Sousa e toda a Paraíba com seu trabalho e sua dedicação à cultura”, afirmou o deputado.

Emocionado, Luiz Cacau agradeceu a honraria e salientou o valor de ser reconhecido ainda em vida. “Ser reconhecido com a Medalha Augusto dos Anjos é algo que nos deixa lisonjeados. É o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos no Sertão da Paraíba através do teatro, da música, da dança, da literatura e do cinema. Essa medalha é a medalha do trabalhador da arte e da cultura sertaneja, e reforça ainda mais o dever e a vontade de continuar desenvolvendo a arte na nossa região”, declarou o homenageado.

Natural de Sousa, o artista rememorou sua trajetória e as distinções recebidas no ano de 2025. “Sou sertanejo, sempre morei aqui e dedico minha vida às artes em todo o Sertão. Este ano completei 45 anos de atuação no grupo Teatro Oficina, à frente da Casa de Espetáculo João Balula, que é Ponto de Cultura. Além da Medalha Augusto dos Anjos, recebi a maior honraria da cidade de Sousa, a Medalha Escritora Julieta Pordeus Gadelha. Esses reconhecimentos reforçam ainda mais o desejo de continuar militando no mundo das artes”, disse.

A relevância do trabalho de Cacau foi destacada também pelo escritor Isaías Ehrich, secretário da União Brasileira de Escritores (UBE).

“Luizinho Cacau é referência da cultura e da arte não só em Sousa, mas em toda a Paraíba. Ele transita pelo teatro, literatura e diversas manifestações culturais, sempre incentivando principalmente os artistas de rua, oferecendo apoio moral e motivação para que a arte permaneça viva e que as pessoas continuem sonhando. É um exemplo que inspira desde crianças até os mais velhos”, afirmou Ehrich.

Luiz Cacau, homenageado pela ALPB (Foto: Divulgação/ ALPB)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: