header top bar

section content

Luan Santana pode ter plagiado música de banda paraibana

Os músicos da banda paraibana moram na cidade de São Paulo desde o ano de 2009.

Por

17/06/2011 às 15h51

A banda paraibana Central pode ter sido vítima de plágio do cantor Luan Santana, considerado hoje o maior fenômeno do chamado “sertanejo universitário” do país. E quem garante isto não é nenhum integrante da banda, mas o músico e fotógrafo paulista Rodrigo Scrubs, que conhecia a música “Tempos Atrás” feita pelos paraibanos em 2008 e reconheceu a mesma introdução ao escutar pela primeira vez a canção “Um Beijo”, de Luan Santana de 2011.

Para se configurar o plágio, são necessários que “oito compassos” de uma música seja idêntica à original, mas segundo Rodrigo este número é ultrapassado quando se compara as duas composições. “As introduções são exatamente iguais. O plágio é flagrante”, destaca.

Ele diz que é amigo dos músicos e acompanha o trabalho deles desde que chegaram a São Paulo em 2009, e por isto conhecia bem a música Tempos Atrás. Recentemente, um vizinho estava escutando uma música e ele chegou a pensar que o rapaz estava escutando o CD da banda Central. “Só depois, quando prestei mais atenção, vi que o CD era de Luan Santana. Fiz uma comparação mais criteriosa entre as duas músicas e vi que se tratava mesmo de um plágio”, explicou.

Parainbanos
A reportagem entrou em contato com o músico Diego da Mata, pessoense que integra a banda Central. Ele explicou que a banda nasceu em João Pessoa em 2002 e que em 2009 o grupo se mudou para São Paulo com o objetivo de se firmar no cenário musical nacional.

“Fazemos um trabalho autoral e aos poucos estamos conquistando nosso espaço. Já tivemos clipes apresentados na MTV e no Multishow, nossas músicas começam a ser tocadas nas rádios paulistas e gradativamente vamos aumentando nossa agenda de shows”, destaca, dizendo que ao longo destes anos a formação do grupo mudou algumas vezes e que atualmente é composto por dois pessoenses e dois paulistas.

É cópia
Diego da Mata admite que, em sua opinião, houve sim plágio por parte de Luan Santana, porque a introdução da música é “praticamente igual”, mas ao mesmo tempo diz que a princípio não pretende levar o caso à justiça. “Não queremos passar a ideia de que somos oportunistas. De que estamos pegando carona no sucesso de Luan Santana. Isto não seria bom para nossa imagem”, resumiu.

Veja os vídeos:

Banda Central;

Luan Santana;

DIÁRIO DO SERTÃO com o Maispb

Tags:
Recomendado pelo Google: