header top bar

section content

Alunos da Rede Estadual são semifinalistas na Olimpíada Nacional de História

Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes do 3º ano do Ensino Médio, junto com a professora de História, Raíssa Barbosa.

Por Diário do Sertão

10/06/2019 às 15h46

Alunos da Rede Estadual são semifinalistas

Duas equipes de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego, em Campina Grande, são semifinalistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A Olimpíada é uma competição direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A ONHB conta com sete fases, seis são online, com duração de uma semana cada, e uma presencial. Cada fase possui 11 questões mais uma tarefa (desafios) a serem respondidas no prazo de uma semana. O resultado da semifinal, que vai definir quem viaja para participar presencialmente da final, será divulgado no dia 19 de junho. A etapa final está marcada para 17 e 18 de agosto em Campinas, São Paulo, na Unicamp, onde os alunos fazem uma prova dissertativa e aguardam o resultado para entrega de medalhas.

Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes do 3º ano do Ensino Médio, junto com a professora de História, Raíssa Barbosa. Conforme a professora, “a Olimpíada é uma oportunidade de instigar nos alunos o interesse pelo conhecimento e de aguçar a curiosidade sobre a nossa História. Por ser realizada em equipe, ela ainda possibilita o trabalho de cooperação. É muito mais que apenas testar o conhecimento, é incentivar a construí-lo, é transformar o aluno no protagonista do seu processo de aprendizagem”.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campina (Unicamp). O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Recomendado pelo Google: