header top bar

section content

Faculdade de Cajazeiras realiza 16ª edição do Seminário de Filosofia com minicursos

Neste ano, o XVI Seminário de Filosofia da FAFIC traz para discussão o tema: “A ESCOLA DE FRANKFURT”.

Por

13/11/2014 às 15h42

A Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Cajazeiras realiza entre os dias 12 a 14 de novembro o já tradicional Seminário de Filosofia, que neste ano está na sua 16ª edição. 

Neste ano, o XVI Seminário de Filosofia da FAFIC traz para discussão o tema: “A ESCOLA DE FRANKFURT”. Uma Escolafundada em 1923 sob o nome de Instituto para a Pesquisa Social, a Escola de Frankfurt reuniu sociólogos, filósofos e cientistas políticos. Os que mais se destacaram foram Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, que foram influenciados por Marx, apesar das críticas que lhe fizeram.

A filosofia dos frankfurtianos é conhecida como teoria critica, em oposição à teoria tradicional, representada pelos filósofos desde Descartes e cujo racionalismo atingiu seu melhor momento no Iluminismo. 

O Seminário de Filosofia está sistematizado a partir de palestras, minicursos e Ilhas de Discussão. 

PROGRAMAÇÃO

Quinta (13/11)
7h30h – 11h30 e das 13h – 17h – MINICURSOS
19h30m – Palestra: “FÉ, RAZÃO E MODERNIDADE NO PENSAMENTO DE HABERMAS”. (Prof. Ms.Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira, mestre em História e Doutorando em Educação pela UFPB)

Sexta (14/11)
7h30h – 11h30 e das 13h – 17h – MINICURSOS
19h30m – Palestra: “A PERSPECTIVA FRANKFURTIANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAR CRÍTICO”. (Prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes, da Universidade Federal de Alagoas; Mestre em Filosofia/ UFPE e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/PORTUGAL.

21h30 – Coquetel de Encerramento. 

LOCAL: Auditório da FAFIC

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: