VÍDEO: “Música é matemática”: educador aponta qual gênero ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças
O professor mostrou a diferença e disse que, “enquanto músicas de batucada, como o funk, estimulam a sexualidade precoce e a adultização", o referido estilo citado na coluna desta semana, faz o contrário
Em continuidade ao tema abordado na semana passada, o professor e colunista Ivo Lavor trouxe, na edição dessa terça-feira (23) da coluna Diário Educação, no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, uma reflexão sobre o lado positivo da música no processo de aprendizagem infantil.
Na semana anterior, Ivo havia falado sobre os efeitos negativos de determinados estilos musicais, que segundo ele não contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Desta vez, o educador ressaltou como a música pode estimular a genialidade e melhorar habilidades importantes.
“Música é matemática, é raciocínio espacial, estimula a complexidade, a lógica, estimula também o refinamento do que você vai ouvir. Determinadas músicas provocam inclusive sinapses neurais, a neuroplasticidade, e na prática as crianças aprendem a raciocinar melhor e resolver problemas matemáticos e de interpretação de texto”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com Ivo, estudos comprovam que a música clássica tem forte influência na atividade cortical, especialmente no córtex pré-frontal, área responsável por decisões e raciocínio lógico.
“Esse refinamento de sons estimula a aprendizagem positiva e leva as nossas crianças a terem uma vida adulta muito mais capaz – principalmente na adolescência e na vida adulta. Desde bebês é interessante que a gente estimule as crianças com música clássica”, destacou.
O professor também se colocou à disposição dos seguidores, ouvintes e internautas para indicar vídeos e opções de músicas clássicas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo infantil.
Ao final, ele reforçou o contraponto entre os estilos musicais:
“Enquanto músicas de batucada, como o funk, estimulam a sexualidade precoce e a adultização, a música clássica faz o contrário: melhora nossa noção de espaçamento e fortalece o raciocínio lógico e outras aprendizagens.”
Clique aqui e saiba mais sobre o professor Ivo Lavor. Acesse seu canal do Youtube aqui.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário