VÍDEO: Professor Ivo Lavor destaca os três pilares cruciais para o desenvolvimento infantil
O especialista enfatizou a importância da movimentação, do tédio e do silêncio como fatores catalisadores do desenvolvimento cerebral e da capacidade de atenção das crianças
O colunista do Diário Educação no programa Olho Vivo, professor Ivo Lavor, dedicou a edição desta segunda-feira (03) a uma discussão aprofundada sobre elementos essenciais e frequentemente negligenciados no desenvolvimento da educação infantil. O especialista enfatizou a importância da movimentação, do tédio e do silêncio como fatores catalisadores do desenvolvimento cerebral e da capacidade de atenção das crianças.
Lavor iniciou sua coluna desmistificando a antiga premissa de que “crianças devem permanecer paradas”. Ele destacou que a atividade física constante não é apenas natural, mas um motor fundamental para o desenvolvimento cerebral.
“Existem uma crença, tanto nas famílias, como em alguns professores, que as crianças devem ficar quietas no seu lugar, senta e aí gera uma certa estagnação no desenvolvimento dela. Saiba que movimentações é igual a conexões cerebrais, está mais do que provado que crianças que se movimentam, desenvolvem-se melhor”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o professor, o hábito de se movimentar é vital, pois é nesse processo que o cérebro da criança estabelece múltiplas conexões com o mundo.
Outro ponto levantado pelo colunista é a tendência de pais e responsáveis preencherem integralmente o dia das crianças com atividades programadas, na tentativa de evitar o tédio. Lavor argumenta que essa prática pode ser prejudicial, pois o tempo ocioso é, paradoxalmente, um poderoso estimulante.
“Se por um lado o movimento é estimulante, por outro o tédio também, então é necessário que durante o dia haja uma priorização quanto a questão do tédio”, informou.
O especialista defende que o tédio é crucial para que a criança desenvolva a capacidade de autoestimulação e encontre soluções criativas para preencher o tempo livre, fomentando a autonomia.
Por fim, o professor explicou a necessidade de incluir pausas para o silêncio na rotina infantil. Ele apresentou dados que demonstram uma correlação positiva: crianças que vivenciam momentos de movimentação, tédio e silêncio demonstram uma melhora significativa na atenção e na concentração ao executar suas tarefas.
Ele reforçou que as crianças devem ter, em algum momento do dia, um período de silêncio para colher os benefícios na capacidade de foco e execução.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário