header top bar

section content

Cusos da UFCG obtém nota máxima no Enade. Veja quem são os bons conceituados!

Conceito Geral da Instituição (IGC) subiu onze pontos

Por

09/11/2011 às 23h30

Dois cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010. Os alunos dos cursos de Medicina, campus de Campina Grande, e Enfermagem, do campus de Cajazeiras, alcançaram o Conceito 5, na avaliação do seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos da sua graduação.

Juntamente com o Conceito 4, obtido pelos estudantes de Medicina Veterinária, do campus de Patos, o Índice Geral de Cursos da instituição (IGC) sobe em onze pontos (numa escala continua), ficando com Conceito 4.

Também foi avaliado o curso de Agronomia, do campus de Pombal, com Conceito 2. Nutrição (Cuité), Enfermagem (Cuité e Campina Grande), Farmácia (Cuité), Medicina (Cajazeiras) e Odontologia (Patos) ficaram sem conceitos (S/C) por ainda não terem alunos concluintes, já que foram criados no período da expansão.

O MEC também liberou às instituições de educação superior o Conceito Preliminar de Curso (CPC), pontuando de 1 a 5 os cursos avaliados. Enfermagem (Cajazeiras) obteve 4, Medicina (Campina Grande), 3, Medicina Veterinária, 4, e Agronomia, 3.

Enade e CPC

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal. Desde 2008, o conceito Enade leva em consideração somente o desempenho dos estudantes concluintes.

O CPC (Conceito Preliminar de Curso) combina diversas medidas relativas à qualidade do curso. Dentre as mais importantes (maiores pesos) podemos citar: Titulação do corpo docente (25%), ENADE (30%) e IDD (30%). Os outros 15% traduzem resultados do desempenho em infra-estrutura, organização didático-pedagógica e regime de trabalho do corpo docente.

Ascom/UFCG

Tags:
COM OLIVAN PEREIRA

VÍDEO: Exoneração do sobrinho de Rivelino Martins e nomeação de Maura Sobreira agitam o Direto ao Ponto

CONTRA A LIBERAÇÃO

VÍDEO: Comandante da PM de Cajazeiras vê risco de aumentar crimes domésticos e fúteis com posse de arma

EM 2020

VÍDEO: Deputado federal sugere que Chico Mendes pode ser candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PTB

UNA FREVO 2019

VÍDEO: Com 16 atrações, destaques nacionais e percurso do frevo, carnaval da cidade de Uiraúna é lançado