header top bar

section content

Senador festeja conquistas de novas escolas de ensino técnico e profissional na Paraíba

Quatro cidades do Sertão paraibano foram contempladas.

Por

16/08/2011 às 14h34

O senador Wilson Santiago (PMDB), considerou importante para o ensino superior e profissionalizante do Estado da Paraíba, o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff de seis novas unidades de educação profissional ligados ao Instituto Federal da Paraíba, nas cidades de Catolé do Rocha, Itaporanga, Guarabira, Esperança e Itabaiana. E, ainda, o anúncio da construção de mais três campi do Instituto Federal da Paraíba nas cidades de Patos, Cabedelo e Princesa Isabel.

“É importante ressaltar, também, que a Secretaria de Educação Superior do MEC tem como prioridade, numa segunda etapa a ser anunciada posteriormente, a expansão da Universidade Federal da Paraíba, pela construção de novos cursos em Guarabira e Pedras de Fogo, o que revela o compromisso do governo federal para com o nosso estado e o país, como um todo, no que se refere à criação de mais vagas no ensino superior, preparando o Brasil para um futuro baseado em novos conhecimentos científicos e tecnológicos”, comentou Santiago.

120 municípios brasileiros vão receber as novas escolas técnicas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esses municípios foram selecionados a partir de diversos critérios, entre eles, o percentual da população em extrema pobreza. Foram privilegiadas cidades muito populosas e com baixa renda per capita, além daquelas que apresentaram resultados ruins em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm um percentual maior de jovens atrasados na escola. O anúncio das cidades que serão atendidas foi feito nesta terça-feira (16) pela presidenta Dilma Rousseff.

A presidenta anunciou, também, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários. Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados.

Da Assessoria
 

Tags:
Recomendado pelo Google: