Projeto de Escola de Cajazeiras faz pais estudarem para ajudar no ensino dos filhos
A Escola Pública é destaque no município pelos muitos projetos realizados e pelo incentivo que é dado às famílias.
A reportagem do Diário do Sertão foi até a Escola Municipal Galdino Pires, que fica localizada no bairro das Capoeiras, em meio a uma comunidade onde o índice de tráfico de drogas é bastante intenso. A escola, porém, é destaque na educação de Cajazeiras e tem a oportunidade de mudar a realidade de pais e alunos daquela localidade.
Com uma equipe de professores e funcionários bastante dedicados, a escola foi recentemente contemplada com um projeto do Governo Federal, chamado “Mais Educação” e em breve iniciará o projeto “Macrocampos” que vai abranger as áreas de esporte e cultura, como: Karatê, Futsal, Tênis de mesa, Dança, entre outros.
De acordo com as gestoras Marilene Freire e Geralda Gabriel, outra boa parceria que a escola conseguiu foi com a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) que está desenvolvendo um projeto de extensão com o tema: Sobrepeso e obesidade infantil. O projeto pretende reeducar a alimentação dos alunos.
A Secretaria de Promoção e Ação Social também faz uma parceria com a Escola Galdino Pires, através do Programa Projovem Adolescentes, envolvendo os alunos da própria instituição. O EJA que funciona no turno da noite envolve exatamente os pais dos alunos para que eles possam dar o exemplo a seus filhos.
As gestoras nos informaram ainda que a merenda escolar é oferecida diariamente aos alunos e dispõe de boa qualidade. “Além de todas essas características, nossa escola adquiriu, através do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) materiais como: Máquina de Xerox; Netbook; Datashow; Câmera digital; Salas com boa climatização e Salas para laboratório de informática”, disse Marilene.
A instituição também dispõe de serviço de acessibilidade para cadeirantes, roupas e banheiros adequados para os estudantes.
Nossa Escola é 10
Um dos mais importantes trunfos da escola é o projeto Nossa Escola é 10, que foi assim batizado, pois são dez sub-projetos contidos neste.
Os dez sub-projetos são: Família na escola; Resistência as drogas; Leitura e escrita; Meio ambiente; Esporte e lazer; Cultura; Arte; Paz na escola; Inclusão; Ações solidárias.
Veja vídeo:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário