Senador defende convênio entre escolas públicas e programa de apoio técnico
O senador elogiou o Pronatec, que destina recursos da ordem de R$ 1 bilhão para o ensino profissionalizante e prevê a criação de 200 escolas técnicas.
O senador Wilson Santiago (PMDB) defendeu em Plenário nesta terça-feira (30), a realização de convênios entre escolas públicas estaduais e municipais e o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) para melhorar a qualificação profissional dos estudantes e facilitar sua entrada no mercado de trabalho. De acordo com o parlamentar, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indica que quase 3,5 milhões de jovens entre 18 e 24 anos no país estão fora da escola e fora do mercado de trabalho.
"Devemos] incentivar as escolas públicas dos estados e dos municípios a se integrarem ao novo programa, já que o Pronatec permite a integração, com convênios com escolas, para com dar melhor condição no que se refere ao aperfeiçoamento de mão de obra ", defendeu Santiago
O senador elogiou o Pronatec, que destina recursos da ordem de R$ 1 bilhão para o ensino profissionalizante e prevê a criação de 200 escolas técnicas. Lançado pela presidente Dilma, o programa, de acordo com o senador, é uma continuação do investimento feito pelo Governo Lula no ensino profissionalizante, quando foram inauguradas 214 unidades.
O parlamentar avalia que o Pronatec, juntamente com outras iniciativas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ofertas de bolsas de estudo, como a promessa governamental de 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014 servirão para "a diminuição da quantidade de jovens desempregados".
Santiago avalia que o investimento em escolas profissionalizantes para jovens oriundos do ensino médio é a solução para a atual falta de mão de obra qualificada. Ele mencionou proposta de sua autoria (PLS 186/11) que dispõe sobre a expansão das vagas na educação profissional técnica articulada com o ensino médio.
Da Ascom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário